Anisotropia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anisotropia Coeficiente de Anisotropia Influência da anisotropia na qualidade e precisão do embutimento
Durante os processos de conformação de chapas, grãos cristalinos individuais sãoalongados na direção da maior deformação de tração. O alongamento é conseqüência do processo de escorregamento do material durante a deformação. Nos materiais policristalinos os grãos tendem a girarpara alguma orientação limite devido a um confinamento mútuo entre grãos. Este mecanismo faz com que os planos atômicos e direções cristalinas dos materiais com orientação aleatória (materiaisisotrópicos) adquiram uma textura (orientação preferencial). Os materiais conformados se tornam anisotrópicos. A distribuição de orientações tem, portanto um ou mais máximos. Se estes máximos sãobem definidos são chamados de orientações preferenciais, que irão ocasionar variações das propriedades mecânicas com a direção, ou seja, anisotropia. Um modo de avaliar o grau de anisotropia daschapas quando deformadas plasticamente é através do coeficiente de anisotropia.

Por definição, o coeficiente de anisotropia ou coeficiente de Lankford ( r ) é a razão entre a deformaçãoverdadeira na largura (ε w) e na espessura (ε t) de um CP de tração, após determinada deformação longitudinal pré-definida

Onde: εl é a deformação verdadeira ao longo do comprimento; w0 e wf sãoas larguras inicial e final, respectivamente e l 0 e l f são os comprimentos inicial e final, respectivamente.

Considerando a anisotropia no plano da chapa, geralmente são definidos doisparâmetros: a) Coeficiente de anisotropia normal (r ):

onde: r0o, r45o e r90o são os valores de r medidos a 0o , 45o e 90o com a direção de laminação. Este parâmetro indica a habilidade de umacerta chapa metálica resistir ao afinamento, quando submetida a forças de tração e/ou compressão, no plano.

b) Coeficiente de anisotropia planar ( ∆r):

Página 1 de 2Construtor - CIMM...
tracking img