Anisotropia da madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é anisotropia da madeira?

Anisotropia é a característica que uma substância possui em que certa propriedade física, onde pode variar de acordo com a direção.

A madeira é um exemplo de material anisotrópico com as suas propriedades mecânicas a dependerem da disposição das suas fibras. A madeira se expande ou se retrai de forma diferente, dependendo das variações de umidade noambiente, consoante sejam considerados os sentidos relativos de suas fibras. No sentido longitudinal ao eixo de uma tora, por exemplo, a variação é mínima (0,1%); no sentido tangencial, é máxima (até 10%), e no sentido radial, cerca de 5%.

2. Qual sua relação com as propriedades físico-mecânicas da madeira? Qual sua interferência na utilização de madeiras como matéria prima?

Dependendo do modocomo é feito o corte, a madeira vai ficar mais resistente em um sentido, em outro sentido, ela teria propriedades de amortecimento melhores. Por essa razão é muito importante conhecer a anisotropia do material a ser trabalhado, pois com o conhecimento adequado, pode-se aprimorar a aplicabilidade de certos materiais em certas operações, evitando desperdícios e o estrago da madeira, que pode variarde uma rachadura grande até uma micro rachadura, imperceptível aos olhos humanos.

3. Exemplifique com dados de anisotropia de alguma espécie de vegetal produtor de madeira, caracterizando também a espécie escolhida (região de ocorrência, características da madeira, utilização, nomenclatura científica, etc.).

A espécie Cryptomeria japonica D. Don, pertence à ordem Coniferae e à famíliaTaxodiaceae. Originária da região temperada do Japão, onde é conhecida como “sugi”, é uma das coníferas mais importantes da história japonesa, e suas plantações remotam a várias centenas de anos (CARPANEZZI; CARVALHO, 1988). No Japão, a principal justificativa para o uso da madeira produzida por essa espécie deve-se aos seus excelentes atributos (fuste reto, crescimento rápido, facilidade deprocessamento e cor agradável). Essa espécie é usada frequentemente em plantios comerciais no Japão, ocupando cerca de 45% das plantações artificiais de um total de 10 milhões de hectares (OHBA, 1993). Nesse país, sua madeira vem sendo extensivamente empregada para estruturas moldadas (FUJISAWA et al., 1992).

Para os valores de massa específica básica da madeira de C. japônica, destaca-se auniformidade de distribuição dos valores obtidos. Os valores médios encontrados neste estudo foram inferiores aos resultados encontrados por outros pesquisadores que trabalharam com a mesma espécie. Pereira et al. (2003) encontraram valores médios para massa específica básica de 0,360 g.cm-³ em árvores de 22 anos de idade. Comparando-se as características da madeira de C. japonica cultivada no Japão e noBrasil, pode-se observar que os valores de massa específica da madeira apresentam semelhanças. Ishiguri et al. (2005), trabalhando com diferentes espaçamentos e tratos silviculturais em árvores com 29 anos de idade, obtiveram valores de 0,360 g.cm-³ para massa específica básica. De maneira geral, os valores da C. japonica foram inferiores aos observados em Pinus. Para P. taeda, Klock (2000)encontrou valores médios de massa específica básica de 0,420 g.cm-³ para árvores de 11 anos de idade, Bittencourt (2004) obteve média de 0,366 g.cm-³ para árvores de 14 anos e Nisgoski (2005) obteve média de 0,354 g.cm-³ para árvores de 15 anos.

Os índices de contração volumétrica relatados por Gérard et al. (2003) e Pereira et al. (2003) foram de 9,24% e 10,1%, valores próximos aos encontradosneste estudo. Comparando os valores de C. japonica com espécies do gênero Pinus, Muñiz (1993) encontrou valores de contração volumétrica total de 10,7% em P. elliottii e 10,9% em P. taeda. O valor do coeficiente de anisotropia para este estudo foi de 2,54, estando próximo aos valores relatados por Gérard et al. (2003) e Pereira et al. (2003). Porém, se comparado com valores de P. elliottii e P....
tracking img