aninha prob

426 palavras 2 páginas
FACULDADE CATHEDRAL
6º SEMESTRE – CURSO DE PSICOLOGIA
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
PROFESSORA: ANA LUIZA MOREIRA DE LIMA
ALUNAS: ALESSANDRA DE OLIVEIRA
ANA LAURA S. S. FLORENCIANO
GRAZIELA NATTRODT BESSA
LEILIANE B. COSTA
LORENA LOHANA S. DE SOUZA
RAYLANE S. GALVINO
DATA: 10/03/2015

RESUMO DO SEMINÁRIO – DISCALCULIA

Etimologicamente, discalculia deriva dos conceitos “dis” (desvio) + “calculare” (calcular, contar). É um distúrbio de aprendizagem que interfere na realização de atividades aritméticas.
Maior parte dos alunos não compreendem os enunciados dos problemas, uns demoram muito tempo a perceber o que precisam fazer (somar, dividir, multiplicar, diminuir), outros não conseguem concluir operações simples.
Então, a discalculia pode ser classificada em seis subtipos: verbal: resistência em nomear números, termos e símbolos; léxica: problemas para ler os símbolos matemáticos; practognóstica: dificuldade para enumerar, comparar e/ou manipular objetos ou imagens matemáticas; gráfica: dificuldade em escrever símbolos matemáticos; operacional: resistência para executar operações e cálculo numéricos; ideognóstica: dificuldade para mentalizar as operações e para compreender os conceitos matemáticos.
Vale ressaltar que as dificuldades não podem ser associadas a fatores como preguiça, desmotivação, desinteresse.
Em relação às causas deste transtorno, podemos dizer que existem inúmeras, mas de acordo com cada enfoque científico têm se dado mais importância a umas e a outras. No caso as neurológicas, linguísticas, psicológicas, genéticas e pedagógicas.
As causas neurológicas são associadas à imaturidade que dificulta o desenvolvimento de novas funções; percepção, espaço-temporal, lateralidade, ritmo. Já as causas linguísticas associam-se ao à organização do pensamento e, posteriormente, o que substitui o vocabulário por símbolos.
As causas psicológicas são alterações psíquico/emocionais que interferem nas funções como memória, atenção e percepção. As genéticas

Relacionados

  • Livro S ries Temporais Rodrigo
    85647 palavras | 343 páginas
  • Dsadadadw
    212697 palavras | 851 páginas