ANIMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COUNIDADES

8029 palavras 33 páginas
Animação Comunitária

Henrique Santos
2003/2003

Educação de Adultos e Intervenção Comunitária

Animação Comunitária
Ideia central da disciplina
O desenvolvimento comunitário e educativo, ou desenvolvimento sustentado das comunidades, como agora se passou a designar, deve responder a uma efectiva necessidade das populações, de transformação e progresso, e que desperte nelas uma efectiva vontade de mudança para melhor.
Os técnicos, os práticos, os investigadores, sejam da educação, da saúde, da segurança social têm o papel fundamental de apoiarem as populações
(comunidades) a identificar as suas necessidades e também os seus recursos potenciais, mas podem (e devem) também ajudá-los a exercitar a sua capacidade de iniciativa, conduzi-los a definir projectos de acção e a encontrar estratégias de afirmação e comunicação que promovam a prossecução dos seus objectivos. Neste sentido, fomentar a aprendizagem sobre alguns dos aspectos mais importantes do planeamento e acção de projectos que visem o aumento da iniciativa, da imaginação, da capacidade de criar e da autonomia das comunidade, tendo como interlocutores profissionais da educação, servirá para alargar a corrente solidária e produtiva do Desenvolvimento sustentado.
Objectivos gerais da formação
Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de investigação e de inovação nas áreas da Animação Comunitária, da Educação não Formal e em Contexto Educativo.
Promover o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem significativa no quadro da Animação Comunitária.
Objectivos específicos de aprendizagem
- Caracterizar os conceitos de Educação, Comunidade, Educação
Comunitária, Desenvolvimento Comunitário.
- Distinguir diferentes cenários e plataformas de acção comunitária
- Desenvolver competências de concepção, realização, aplicação e avaliação de materiais pedagógicos e didácticos para contextos não formais. - Tomar consciência do papel determinante dos recursos (materiais e
humanos)

Relacionados