Animalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Características gerais do reino Animalia
* São pluricelulares
* São eucariontes
* São heterótrofos
Vertebrados e invertebrados
Invertebrados: é o grupo mais amplo, compreendendo 95%das espécies de animais. Integram esse grupo os animais que não apresentam coluna vertebral.
Exemplo:
* Poríferos
* Cnidários
* Platelmintos
* Nematódeos
Entre outros
Vertebrados: é ogrupo de animais que possuem coluna vertebral.
Exemplo:
* Peixes
* Anfíbios
* Répteis
* Mamíferos
* Aves

Poríferos
Os poríferos, do filo Porífera, são popularmente chamadosde esponjas. Quando adultos, ficam fixos em substratos de ambientes aquáticos e recebem esse nome pelos poros que possuem ao longo e seu corpo.
Elas se alimentam por meio da filtração. Através depequenos poros, a água penetra na esponja carregando alimento. Os coanócitos revestem o átrio e capturam o alimento. A água é eliminada pelo ósculo. As esponjas têm grande capacidade de regeneração: umpedaço de esponja é capaz de originar um individuo. Sua sustentação é dada por meio de um esqueleto orgânico feito de fibras de proteína, muito flexível e resistente. Muitas espécies possuem ainda aespícula, estrutura rígida que ajuda na sustentação.

Os cnidários
São invertebrados aquáticos e pertencem ao filo Cnidaria.
São carnívoros. A maioria utiliza seus tentáculos para capturar oalimento. Nos tentáculos existem células chamadas cnidoblastos, capazes de disparar filamentos que liberam toxinas assim que tocam a presa. Estas provocam ardência e paralisam a presa dependendo do seutamanho. A boca é uma abertura rodeada por tentáculos que levam o alimento a cavidade gastrovascular, uma espécie de estomago primitivo, onde ocorre a digestão do alimento.
Formas de vida
Os cnidáriospodem apresentar duas formas diferentes de organização do corpo: medusa e pólipo
Pólipo: formato cilíndrico, e boca localizada na parte superior do corpo. Vivem fixos a substratos encontrados em...
tracking img