Animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4-Projeto
4.1- Tema: “Os animais”

4.2-Turma:
Pré I, crianças de 4 anos

4.3- Duração:
40 horas sendo trabalhado em duas semanas

4.4-Justificativa:

Trabalhar a linguagem oral e escrita é um tanto quanto significativo no desenvolvimento cognitivo, dando oportunidade dela desenvolver a sua inteligência, possibilitando assim o desenvolvimento da fala, bem como levando a criançaa passar pelo processo de assimilação ao ponto de aprender a linguagem juntamente com a escrita. Com o projeto “os animais” é possível trabalhar a linguagem oral, dando oportunidade para as crianças discutirem entre si sobre as principais características dos animais vertebrados, domésticos e sua importância na vida do homem.
Através da letra inicial de cada animal é abordado o fator da escrita,fazendo a criança a assimilar a letra inicial com o animal, exemplo C de cachorro, desta forma através das atividades a criança passa a identificar letras do alfabeto.

4.5-Objetivo Geral:
Desenvolver a linguagem oral, Linguagem escrita, Arte e Ciências Naturais

4.6-Objetivos específicos:
- Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de idéias.
- Ampliar os conhecimentos sobre osistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras.
- Realizar atividades em grupo, compartilhar decisões e respeitar opiniões

4.7-Referencial teórico do projeto

A linguagem oral esta presente na vida do ser humano desde os primeiros meses de vida, é claro que um bebe de seis meses não falará palavras e muito menos frases, porém pronuncia sons que apesar de nãopossuir função representativa, representa uma manifestação de comunicação da criança.
Apartir dos dezoito meses se da o inicio do desenvolvimento da linguagem, pois a criança já passa a designar nomes aos objetos, assim podemos dizer que se inicia o período oportuno para trabalharmos a linguagem infantil.
Neste tópico será abordado as teorias de Piaget e Vygotsky, para que possamos entendermelhor o desenvolvimento da linguagem oral e da escrita.
Sendo assim:

Piaget (Cit. POR MARTTA, 2001)
“... Refere-se que a criança é ativa na construção do seu conhecimento e que a progressão deste dá-se através de conflitos cognitivos. Ou seja, a criança perante um objeto que desconhece (conflito cognitivo) vai agir sobre o mesmo e realiza uma acomodação para assimilá-lo.”

Assim destacamos oquanto é importante a criança ser ativa em seu meio tendo a oportunidade de usufruir de atividades que lhe desperte a curiosidade e o leve a novos conhecimentos.
Citação do texto de VYGOTSKY
“O processo de internalização é fundamental para o desenvolvimento do funcionamento psicológico humano. A internalização envolve uma atividade externa que deve ser modificada para tornar-se uma atividadeinterna, é interpessoal e se torna intrapessoal.”

Desta forma fortalece a idéia de que interagindo a criança desenvolve a sua linguagem oral e escrita, pois é na troca com o outro e consigo mesmo que a criança vai internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimento.
Com essas citações refletimos também sobre o papel da escola na educação infantil,pois essa deve dar oportunidade para criança se socializar em seu meio, suprindo as com atividades lúdicas já que a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional provoca o processo ensino-aprendizagem Vygotsky chegou dizer que:
“Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.”
Essa realidade mostra a importância da escola, a socialização ajuda no desenvolvimento humano, precisamos unsdos outros e isso nos possibilita adquirir novos conhecimentos.
No momento em que a criança vai para a escola ela aprende a conviver com outras crianças sendo possível trabalhar o egocêntrico de cada uma delas, onde ali no ambiente escolar ela terá que aprender a compartilhar com os seus coleguinhas dividindo o mesmo espaço, brinquedo etc.
Desenvolve-se também a linguagem, onde através desta...
tracking img