animais veterbrados

2326 palavras 10 páginas
Animais Vertebrados
Peixes
Características gerais:
Os peixes são animais vertebrados, ou seja, com crânio presente. Eles vivem em ambientes aquáticos, seja em lagos, rios, represas ou mares. São peixes de água doce: lambari, pintado, dourado, tilápia, piranha, tucunaré, etc. No mar encontra-se: atum, salmão, bacalhau, anchova, marlim, sardinha e vários outros.

Tais animais apresentam nadadeiras e caudas, que permitem que eles nadem com muita facilidade. Muitos deles possuem escamas, e também brânquias, que são estruturas responsáveis pela respiração do animal, que acontece embaixo da água. Elas podem vir cobertas pelo opérculo, uma placa móvel e resistente , ou não, tal como nos tubarões, que apresentam, na região em que ficam as brânquias, somente fendas.
Características evolutiva:
Em relação aos dinossauros, mamutes e o tigre dente-de-sabre, os peixes podem parecer desinteressantes para o leitor. Mas não fosse por esses animais aquáticos, nenhuma outra grande criatura teria existido. Isso porque os primeiros vertebrados a aparecer na Terra foram os peixes, há mais de 500 milhões de anos, no período Cambriano - eles são, em termos evolutivos, os ancestrais de todos os animais dotados de coluna vertebral, inclusive do ser humano.
O Pikaia, um dos peixes mais antigos descobertos no registro fóssil, era bem diferente dos atuais: não possuía a maxila inferior, apresentava o corpo alongado, o que lembra mais um verme do que um peixe, e não era um vertebrado, mas sim um cordado. Por outro lado, esse animal era dotado de várias características essenciais para que os peixes viessem a existir como espécie alguns milhões de anos depois: musculatura em V, simetria bilateral, e a estrutura precursora da coluna vertebral, a notocorda.
Nos períodos subsequentes, Ordoviciano e Siluriano, os peixes adquiriram uma armadura óssea na cabeça, como um capacete. Tal característica foi uma adaptação evolutiva para sobreviver aos ataques de predadores como o escorpião

Relacionados

  • A importância das aves
    13432 palavras | 54 páginas
  • biologia de comportamentos
    78128 palavras | 313 páginas