Animais peconhentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais são as doenças e animais peçonhentos e as doenças que eles transmitem com o lixo jogado no meio ambiente?

Há muito tempo atrás, os resíduos gerados pelo homem eram, basicamente, excrementos. Com o início da atividade agrícola e de produção de ferramentas de trabalho e de armas, surgiram outros tipos de resíduos. Ainda assim, esses resíduos eram provenientes de produtos de origem natural.Portanto, a sua disposição no meio não causava grandes impactos ambientais. Além disso, a quantidade descartada não era tão grandiosa como nos dias de hoje.
Atualmente, os produtos são fabricados de recursos naturais, mas passam por varias transformações, o que resulta numa demorada decomposição. Além do mais a quantidade de lixo gerada é grande.
É muito comum o lixo ser queimado para que sediminua seu volume, evitando uma aparência desagradável e a proliferação dos vetores. A queima de qualquer material libera CO2 (gás carbônico) na atmosfera, gás tóxico em grandes quantidades (o que já acontece devido à emissão por fábricas e carros). Além desse gás, outros, também altamente tóxicos, são liberados na atmosfera. Além disso, o acúmulo de lixo em determinada região impossibilita o usodo espaço para outras finalidades. (cada tonelada de lixo solto, isto é, sem sofrer compactação, ocupa um volume entre 3 e 5 metros cúbicos).
Se o lixo é constantemente jogado em rios ou córregos, vão se acumulando, causando muitos problemas, doenças transmitida por animais que vivem no local, chegando a um ponto de não permitir o fluxo para locais onde o rio é canalizado. Isto resulta nasenchentes;
Doenças relacionadas às enchentes




O alto risco de contaminação durante as enchentes expõe a população a inúmeras doenças e ao aumento na incidência de acidentes como afogamentos.











Se já não bastassem todos os transtornos que uma enchente traz, há ainda, após o recuo das águas, o alto risco de contaminação, que expõe a população a inúmeras doenças e ao aumentona incidência de acidentes como afogamentos, lesões corporais e choques elétricos. Há também um aumento na proliferação dos vetores de doenças, como ratos e mosquitos, e de picadas de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras.
A maioria das doenças ocorre devido à ingestão de água contaminada ou pelo simples contato com essa água. Entre as principais doenças, temos:

LEPTOSPIROSECausador: bactéria Leptospira interrogans.
Transmissão: é uma zoonose transmitida principalmente pela urina de ratos. A bactéria se reproduz na água e em solos úmidos e penetra na pele e nas mucosas dos seres humanos quando estes entram em contato com a água ou com a lama das enchentes.
Sintomas: febre, náuseas, diarréia, dores musculares e de cabeça (muito parecidos com os da dengue). Ainfecção se torna grave quando atinge os rins, o fígado e o baço, podendo ser fatal em alguns casos.
Prevenção: evitar ter contato com água e lama contaminadas e nunca consumir água ou alimentos que tiveram contato com a enchente. Medidas de combate aos ratos e prevenção contra as inundações também são eficazes.
HEPATITES A e E
Causador: infecção hepática causada pelo vírus da hepatite.Transmissão: água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra.
Sintomas: febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, dores abdominais, falta de apetite, urina escura e fezes esbranquiçadas.
Prevenção: saneamento básico adequado, tratamento da água para consumo humano e ingestão somente de alimentos bem lavados ou cozidos.
FEBRE TIFÓIDE
Causador: bactéria Salmonella typhi.Transmissão: por meio de água e alimentos contaminados ou contato com pessoas doentes. Doença exclusiva dos seres humanos, cuja única porta de entrada é o sistema digestório.
Sintomas: febre, dor de cabeça, cansaço, sono agitado, náusea, vômito, sangramentos nasais, diarréia. Se não tratada, pode levar à morte por hemorragia intestinal.
Prevenção: saneamento básico adequado, tratamento da água...
tracking img