Animais Noturnos Respondida

Páginas: 21 (5209 palavras) Publicado: 16 de julho de 2015
Animais Noturnos

Material elaborado por: Arildo Vitorino Cappellesso
Data: ______/_____/2015.
Nota: ____________

Nome do Desbravador: _____________________________________


1. O que são animais noturnos?
Alguns animais têm um organismo preparado para viver na noite. Os hábitos noturnos são comuns em espécies que já estão adaptadas para viver nessa realidade, como os animais que possuem umavisão mais apurada e desenvolvida durante a noite, mas não conseguem distinguir cores durante o dia.

Diversos animais só se alimentam, caçam e saem de suas tocas e ninhos no período noturno. Eles são dotados de mecanismos diferenciados de sobrevivência para que possam se locomover e enxergar no escuro.

Alguns animais noturnos são bastante conhecidos, como os morcegos e as corujas, por exemplo.Mas, a lista de animais que vivem na noite é bem mais extensa. Animais que são muito sensíveis ao Sol e à luz geralmente trocam o dia pela noite.

2. Como os animais noturnos são influenciados pelo clima em que estão inseridos?
Embora o ambiente possa ser o mesmo, as mesmas condições ambientais podem ocasionar reações diferentes nos indivíduos levando-os a evoluir de maneira diferenciada. Algunsanimais, como as rãs e os sapos, por exemplo, possuem uma pele bastante sensível a altas temperaturas (como a que seria ocasionada pela exposição prolongada ao sol) e, por isso, tiveram seus hábitos melhor adaptados ao período noturno, quando as condições de temperatura e umidade são mais favoráveis.
Outro fator que pode ter influenciado é a necessidade de fugir de predadores. Os ancestrais dospequenos mamíferos, por exemplo, como os gambás, tinham de se esconder dos grandes predadores durante o dia e, então, aproveitavam a escuridão da noite para caçar a viver.
É claro, que os fatores que levaram determinadas espécies a desenvolver hábitos noturnos envolvem uma gama de relações bem mais complexas. Mas o fato é que estes animais acabaram desenvolvendo características específicas que ostornaram aptos a viver durante a noite.

3. Escolha e apresente as seguintes características de 2 animais noturnos:
Corujas das Torres:

a. Habitat
Coruja-das-torres é uma espécie que pertence a família dos titonídeos, também conhecida pelos nomes de coruja-da-igreja, coruja-branca, coruja-católica e rasga-mortalha. Habitam em diversos lugares do mundo, em geral, em todos os continentes exceto aAntártica, gostam de lugares abertos e de climas que variam de temperados aos tropicais. Também conhecida como coruja pele neutra pois ela a cada ano, troca as suas penas ficando colorida a cada ano.
 Habita em cavernas, telhados de celeiros, prédios e em torres de igrejas, de onde leva um de seus nomes mais populares.
É uma das aves com maior distribuição no planeta. Habita todos os continentes comexceção da Antártida.
Nidifica em quintas, montes, moinhos, celeiros, ruínas e igrejas, e mesmo em grandes povoações. Evitando normalmente florestas, particularmente resinosas

b. Forma de reprodução
Quando as corujas-das-torres acasalam, tornam-se parceiros para a vida toda. Se reproduzem pelo menos 1 vez ao ano em qualquer época, definido apenas pela quantidade de comida disponível em seu território. Omacho inicia a corte chamando a fêmea, ele faz um voo de exibição, incluindo fortes batidas de asas. O par usa como ninho geralmente os mesmos locais que ja usavam anteriormente. A fêmea põe os ovos em uma cavidade escura e incuba-os. Cada ovo é posto com 2 ou 3 dias de diferença para que choquem em tempos diferentes. Os progenitores estão sempre caçando em turnos, evitando deixar a prolesozinha, quando isso ocorre a chance de que seus filhotes sejam atacados por corvos ou outros predadores é grande. As crias mais velhas são alimentadas primeiro e por vezes as mais novas morrem de fome, as mais velhas comem então as suas irmãs já mortas, assegurando a sua sobrevivência. As Tyto Albas ganham peso até o quinto ou sexto mês de vida, quando começam a gradualmente perder peso e reduzir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Animais Noturnos
  • Animais noturnos
  • Animais habitos noturnos
  • Analise de comportamento de animais noturnos
  • Noturno
  • Noturno
  • Noturno
  • trabalho noturno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!