Animais invertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os poríferos, ou esponjas, surgiram há cerca de 1 bilhão de anos e, provavelmente, se originaram de seres unicelulares e heterotróficos que se agruparam em colônias. Possuem tecidos, mas não apresentam órgãos nem sistemas; são animais exclusivamente aquáticos. O corpo do porífero geralmente tem a forma de uma bolsa. A cavidade interna chama-se átrio. Na parte superior do átrio existe umaabertura, o ósculo, que serve para eliminar a água com as substâncias desnecessárias à nutrição do animal e com os detritos resultantes da atividade celular. Esses animais não possuem órgãos especializados para digestão, excreção ou reprodução. Todas essas funções são realizadas por diferentes células. O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas, destacam-se asespículas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo foram muito utilizadas para banho e limpeza. Como a indústria passou a produzir esponjas sintéticas, o uso das esponjas naturais para essa finalidade foi substituídoconsideravelmente. A maioria dos poríferos vive no mar. Podem ser encontrados desde a linha da maré até seis mil metros de profundidade. Alguns são de água doce. Vivem presos nas rochas, nas conchas, ou associados à areia do fundo do mar ou de um lago, etc.
Os celenterados surgiram provavelmente entre 1 bilhão e 800 milhões de anos atrás, depois dos poríferos, portanto. Ao contrário dos poríferos, oscelenterados apresentam cavidade digestiva. São também animais exclusivamente aquáticos. Os celenterados são também chamados cnidários. A água-viva, a caravela, a hidra e os corais são alguns exemplos de celenterados. Eles são aquáticos e vivem principalmente no mar.
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo alongado, segmentado e mole. O corpo dos anelídeos é composto por uma cabeça numa dasextremidades e uma cauda em outra extremidade.
Classes de anelídeos
OLigoquetas
Os anelídeos oligoquetas vivem tanto em ambientes terrestres quanto em água doce. A respiração destes animais é cutânea (pela pele) e o apêndice é de tamanho reduzido ou até mesmo ausente, no caso de algumas espécies.
Exemplo: minhoca
Poliquetas
Grande parte destes anelídeos vive no mar. Em cada segmento do corpopossuem apêndices locomotores. Outra característica comum é que cavam buracos na areia.
Exemplos: sérpula e neréis.
Hirudíneos
Vivem tanto na água doce como no solo. Apresentam ventosas em cada extremidade do corpo. A respiração destes anelídeos ocorre através da pele (respiração cutânea).
Exemplo: sanguessuga
Os moluscos são invertebrados que possuem um corpo mole geralmente protegido por umaconcha calcária, ou valva. Se essa concha for formada por uma única peça, dizemos que o molusco é univalve; se a concha se dividir em duas partes, dizemos que ela é bivalve. Mas há também moluscos que não possuem concha, com a lesma e o polvo. Grande parte dos moluscos vive no mar, como, por exemplo, a lula, o polvo e a maioria dos mariscos. Alguns, como a lesma e o caracol, vivem em terra; outros,como o caramujo dos rios, vivem em água doce. Vamos considerar o caracol, um dos moluscos mais conhecidos, como exemplo: Ele é formado por 3 partes principais:
- Cabeça => Encontramos a boca, os olhos e os dois pares de tentáculos, com função sensitiva (tato, cheiro).
- Massa visceral => Fica envolvida pela concha e é formada pelos órgãos da digestão, circulação, excreção, respiração e reprodução.- Pé => Também chamado sola de rastejamento, é bem desenvolvido no caracol e serve para o animal se locomover na terra. Também serve para o caracol cavar a areia, onde às vezes vive enterrado, e prender-se nas rochas.
C U R I O S I D A D E S:
- A espessura e a forma das conchas dos moluscos estão relacionadas com a adaptação ao ambiente em que eles vivem. Os caracóis possuem uma concha...
tracking img