Animais Invertebrados e vertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
CIÊNCIAS









7º A


Animais

Invertebrados

e

Vertebrados




Animais invertebrados
1º Abelhas
Abelhas pertencem à Ordem Hymenoptera, assim como vespas e formigas; e são classificadas como integrantes da Superfamília Apoidea e Subgrupo Anthophila. Existem, em todo o mundo, cerca de 20000 espécies de abelhas descritas e mais de 1500 no Brasil. Noentanto, acredita-se que o verdadeiro número de abelhas encontradas em todo o mundo seja bem maior.
Modo de reprodução das abelhas
As abelhas podem viver sozinhas ou em grupos, dependendo de sua espécie e, em geral, o seu método de reprodução é muito similar em todos os tipos de abelhas.
Em quase todas as espécies, a função específica de zangão é a de realizar o acasalamento com a fêmea, sendo quea maioria dos zangões não dispõe nem dos mesmos órgãos que as outras abelhas para produzir cera ou mesmo carregar pólen.
O nascimento dos zangões se dá 24 dias após a abelha rainha produzir o ovo e sua maturidade sexual acontece rapidamente, logo aos 12 dias de vida.  Seu ciclo de vida natural gira em torno de 80 a 90 dias, e, para sua sobrevivência, os zangões dependem exclusivamente dasabelhas operárias, pois são alimentados por elas.
Para que consiga atrair zangões de diferentes colmeias, a rainha utiliza uma tática muito criativa. Em pleno voo, em uma grande altitude, ela libera um feromônio sexual que irá captar a atenção dos machos, e os que conseguirem segui-la estarão aptos para fecundá-la, sendo essa uma excelente seleção natural dos machos mais fortes e saudáveis.
Na maioriadas vezes, uma abelha fêmea pode se acasalar com vários zangões, dessa forma ela reunirá todo o esperma de que precisará durante sua vida.
O acasalamento geralmente acontece em uma área coletiva, e um fato pitoresco desse processo de reprodução é a consequente morte dos zangões logo após o acasalamento, pois eles acabam deixando seus endófalos no corpo da fêmea, o que lhes provoca um ferimentofatal.
Na verdade, este processo que envolve a morte do zangão é um grande triunfo natural da rainha, pois ao prender os testículos do macho ela recebe milhões de espermatozoides que ficam guardados em um reservatório de sêmen, chamado espermático. Todavia, em algumas espécies de abelhas, os zangões se acasalam com várias fêmeas e não necessariamente morrem após o ato sexual.
Depois doacasalamento, a fêmea se isola em um abrigo ou volta para seu ninho onde deposita os ovos. O processo de desenvolvimento dos ovos é semelhante ao das lagartas e das borboletas, passando pelas mesmas fases.
O primeiro momento de desenvolvimento das abelhas é a saída dos ovos e a sua transformação em larvas.  Em seguida, as larvas se alimentam vorazmente antes de trocarem de casulo e se transformarem empupas. Então se dá a fase final, quando elas saem dos casulos já como abelhas adultas.
Ambiente das abelhas
O habitat das abelhas é bastante diversificado e inclui savana, florestas tropicais, deserto, regiões litorâneas e montanhosas. Essa grande variedade de clima e vegetação acabou originando diversas subespécies ou raças de abelhas, com diferentes características e adaptadas às diversascondições ambientais.
Interações das abelhas com outros seres vivos
As abelhas são os principais agentes polinizadores dos vegetais em troca os vegetais produzem substâncias adocicadas que atraem as abelhas, as quais carregam em seus pelos o pólen dessa planta florífera.
O pólen é importante para o desenvolvimento da colmeia, pois é a fonte principal de proteína das abelhas, logo ao garantir odesenvolvimento da família à abelha também perpetuam a espécie vegetal. Estudos realizados por diversos pesquisadores evidenciam a importância da preservação das condições ambientais e da utilização desses insetos como polinizadores, potencializando a qualidade e quantidade econômica de diversas culturas.
Qual a importância das abelhas para o ambiente
As abelhas podem ser indicadores biológicos do...
tracking img