Animais de jardim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: Os animais de jardim
________________________________________
PRÉ I D – PROFª SIMONE
JUSTIFICATIVA

Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuirpara ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Bichos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
O produto final do Projeto será a realização de um desfile com fantasias de bichinhos e a exposição dos trabalhosrealizados no decorrer do projeto.

OBJETIVO GERAL
Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que o compõem envolvendo a prática de observação, comparação de um jardim e do terrário construído pelo grupo, cuidados com o mesmo, e descoberta de curiosidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Utilizar diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos.
- Produzir cartazesque apóiem a exposição do que sabem no desfile e apresentação.
- Utilizar a linguagem oral para expor o que aprenderam.
- Conhecer o modo de vida e as características dos insetos.
- Pesquisar em diversas fontes, como livros e revistas.
Conteúdo
- Animais – insetos e bichos de jardim
- Definição do que é inseto e de quais deles mantém uma organização hierárquica em suas colônias.
-Comparação de semelhanças e diferenças entre abelhas, formigas e cupins.
- Estudo de tópicos relacionados à organização da colônia, funções de cada membro, alimentação, reprodução, partes do corpo de cada inseto etc.
- Observação e registro.
- Comunicação oral de informações.

Desenvolvimento das atividades
1. Assistir ao vídeo “Vida de inseto”, ou “Lucas, um intruso no formigueiro”;“Formiguinhas”.

2.Faça uma avaliação inicial perguntando o que os pequenos sabem sobre o tema e pedindo que desenhem o que conhecem. Observe o que eles sabem sobre morfologia, alimentação e hábitos dos insetos. Examine se as informações provêm da observação dos bichos ou de representações conhecidas em livros ou em desenhos animados. Esses últimos, muitas vezes, não são fiéis à realidade. Escolha com ascrianças os tipos que serão estudados, evitando os que oferecem perigo. Introduza a discussão perguntando: Será que os bichos têm profissões? Que profissões seriam estas? Como cada um sabe o que deve fazer dentro de uma colônia? O que será ou quem será que define cada tarefa?

3. Faça um levantamento do que sabem a respeito. Você poderá criar um quadro de informações: O QUE JÁ SABEMOS, O QUEQUEREMOS DESCOBRIR, O QUE APRENDEMOS.
Construir um quadro a partir das informações das crianças.
Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no quadro as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.

O QUE SABEMOS? O QUEGOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS




Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam, o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.
Fazer um bilhete informativo aos pais sobre o projeto e pedindo colaboração com revistas, textos e gravuras sobre o tema.
Falar um pouco sobreos bichos de jardim, sobre insetos e sobre o jardim, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:
Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?
Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca de classe.
Incentivá-los a freqüentar a biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam...
tracking img