Animais da áfrica

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
AVESTRUZ

O avestruz (struthio camelus) é a maior ave do planeta e tem como habitat natural as regiões leste e sul da África.
Pertencentes ao grupo das “ratitas” (do latim, ratis = jangada), são aves corredoras (atingem até 60 km/h), incapazes de voar, pois não possuem quilha sobre o esterno nem musculatura peitoral adequada para o vôo. Suas plumas também não possuem a típica estruturainterligada de penas de aves voadoras.
É uma ave de planície e prados abertos áridos e semi-áridos, mas se adapta a uma grande variedade de climas - desde os invernos chuvosos e a neve na região do Cabo, até as condições extremamente quentes dos verões no deserto africano.
Possuem longas pernas, pés com dois dedos e, apenas um dedo com unha. Seus músculos mais importantes são os das pernas.

[pic]CROCODILO DO NILO

O crocodilo-do-Nilo povoa todo o território continental africano a Sul do deserto do Saara, e ainda a costa ocidental de Madagáscar. Pode ser encontrado em rios, lagos, pântanos ou charcos de água.

ELEFANTE

O elefante-africano é um paquiderme de grande estatura, que vive em longos territórios da África Central e do Sul. É o maior mamífero terrestre.

[pic]

GIRAFAAs girafas com certeza se destacam na multidão. Seja no zoológico ou no seu habitat natural na África central, elas são mais altas que os outros animais e são o segundo maior animal terrestre que existe hoje em dia (o elefante africano é o maior). O tamanho do pescoço da girafa intriga os observadores há anos. “Como foi que a girafa ficou com este pescoço tão longo?”, alguns perguntam.

[pic]HIPOPÓTAMO

Há um milhão de anos, havia hipopótamos espalhados por toda a África, boa parte da Europa e Ásia. Restritos depois ao continente africano, foram objeto de caça, tanto ao norte, como no sul. Só duas espécies sobreviveram: Hipopotamus amphibius e Choeropsis liberiensis. Muitos exemplares do primeiro tipo são mantidos nas reservas nacionais do Quênia, Tanzânia e Uganda, bem servidosde lagos, rios e paludes (o hipopótamo vive boa parte de sua vida mergulhado na água). A segunda espécie habita da Libéria até a República dos Camarões. Apesar de gordo, é um animal de grandes músculos e, portanto, de carne abundante. Projetos para seu aproveitamento estão sendo elaborados em Uganda, na África.

[pic]

IENA

A hiena é um animal atarracado, peludo, com grandes maxilares equartos traseiros caídos. É um caçador diurno, encontrado em toda a África e na Ásia meridional, desde o Meditêrraneo até a baía de Bengala. É um animal sem atrativos. Seu modo furtivo, o pêlo castanho-sujo, o andar manquejante, o grito áspero e o cheiro desagradável não ajudam muito sua reputação. Apesar disso, a hiena é útil na destruição de animais mortos. Sendo comedora de cadáveres, ela limpa oterreno, devorando todos os corpos que encontra no caminho. Além disso, é eficiente caçadora.

[pic]
LEÃO

Os leões africanos vivem na Região Etiópica que compreende o continente Africano (exceto a região norte), onde encontramos também: girafa, ocapi, elefante africano, leopardo, zebra, gnu, gorila, chimpanzé, rinoceronte, hipopótamo, hiena, antílope, entre muitos outros animais.

Só queexistem duas espécies de leões, o leão africano e o leão asiático. O primeiro vive em muitos países da África e o segundo vive principalmente no Irã e na Índia.

[pic]

MACACO

Os macacos africanos e asiáticos são catarrinos: a separação entre os orifícios nasais é estreita e estes são voltados para diante e para baixo. Outra de suas características é a presença de uma área pelada e calosanas nádegas.

[pic]

PORCO

Porco africano que vive nas florestas

[pic]

VEADO

O veado-vermelho (Cervus elaphus) é uma espécie de veado de grande porte do hemisfério norte, distribuído pela Europa, Ásia e Norte da África. A espécie foi também introduzida em várias regiões do mundo.

[pic]

URUBU

Acredita-se que o urubu do cabo (Gyps coprotheres)- uma das maiores aves de rapina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • animais da africa
  • Material fora do mundo animal em orlando africa
  • africa
  • Africa
  • AFRICA
  • AFRICA
  • Africa
  • Africa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!