Animacao sociocutural

7689 palavras 31 páginas
Introdução

Na sequência da Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86 de 14 de Outubro), a reforma do ensino institui como prioridade central o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 9º ano, garantindo uma formação básica para todos, sem vias diferenciadas nem opções prematuras. À Escola cabe assim a tarefa de avaliar e alterar a sua atitude no sentido de se apresentar como local privilegiado na promoção de experiências que favoreçam a maturidade cívica e sócio-afectiva das crianças e jovens, visando a promoção do sucesso escolar e a formação de pessoas capazes de intervir de forma útil e responsável na sociedade.
O sucesso educativo, sendo um objectivo geral, impõe a implementação de novas metodologias no processo de ensino/aprendizagem com particular relevância ao nível da avaliação das aprendizagens dos alunos.
O novo sistema de avaliação para o Ensino Básico (despacho 98-A/92), alerta para o facto da repetência não ser, em geral, a solução face às dificuldades apresentadas, devendo sempre ser assumida com carácter excepcional. Situam-se nesta perspectiva vários autores que, baseados na sua investigação, alertam para o efeito nefasto que a mesma tem ao nível do auto-conceito escolar dos alunos. (Lemos 1992)
Nesta sequência, torna-se necessário diagnosticar atempadamente as dificuldades, cabendo aos orgãos próprios das escolas instituir actividades e medidas de apoio que visem contribuir para a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso educativos, conforme salienta o referido despacho no ponto 61 do seu articulado.
Assim, com o presente projecto, pretendemos responder à pergunta de partida seguinte:
Como poderemos combater o insucesso e promover o sucesso de uma forma diferenciada na disciplina de Matemática?
Perante os factos anteriormente descritos, serão objectivos da nossa pesquisa, para tal:
- Conhecer os resultados do aproveitamento na disciplina de Matemática, dos alunos do 9º ano no ano lectivo anterior e no presente ano.
-

Relacionados

  • Economia solidaria
    9341 palavras | 38 páginas