Anhembi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/una-arquitetos-escola-de-20-10-2004.html
Una Arquitetos

Escola de ensino fundamental, Campinas-SP
*
*
20 de Outubro de 2004. Visitas: 48.149
Fichas técnicas
 
Fornecedores
 
Plantas, cortes e fachadas

Grandes frestas laterais e fechamentos frontais vazados dinamizam a inserção do edifício
Escola vertical
A proposta do escritório Una Arquitetos paraesta escola destinada a alunos de 5ª à 8ª série foireverter o recorrente isolamento entre edifício e cidade . Isso favorece a interação entre a escola e seu entorno físico e social. 

“Parece simples e já foi feito antes, mas é difícil vencer a inércia da prática estabelecida”, comenta o arquiteto Fábio Valentim. Um exemplo disso é a série de barreiras físicas com que atualmente se pretendeproteger os edifícios da violência urbana. 

Além dos fechamentos , o projeto libera parte do terreno para aumentar o espaço público. Averticalização transforma o edifício, com dois grandes vazios nas extremidades, em pontos de referência na vizinhança. 

Assim, o projeto se destaca pela ênfase em uma série de elementos arquitetônicos e urbanísticos que definem e qualificam a idéia de lugar. Um exemploéo papel das esquinas, o térreo livre e a integração visual entre o espaço edificado e a paisagem circundante, que nesta escola foram articulados com habilidade a partir da implantação compacta. 

O edifício é um grande volume prismático de quatro pavimentos . As empenas cegas das faces laterais e os painéis contínuos de venezianas plásticas, posicionados externamente às extensas fachadaslongitudinais, definem claramente os limites e domínios espaciais da arquitetura. Ao mesmo tempo, são esses elementos que sinalizam os pontos de contato da edificação com o bairro e sua dinâmica urbana. 

“Procuramos tornar a arquitetura da escola umareferência marcante em meio à vasta homogeneidade do conjunto habitacional”, afirma o arquiteto Fernando Viégas. 

Isso, de fato, se verifica nobelo enquadramento das escadas perimetrais de circulação. Elas ocupam o afastamento entre as lajes dos andares e as empenas laterais. Completamente abertas, apesar de cobertas, elas constituem verdadeiros “passeios verticais em situação harmoniosa com o entorno”, segundo os autores. 

A interrupção das vigas nesse trecho foi fundamental para que a visibilidade entre a escola e o conjunto habitacional ocorra sema interferência de elementos estruturais. Isso exigiu do projeto a criação de um reforço estrutural junto aos pilares externos, para evitar a flambagem . 

Por outro lado, um dos pontos críticos do projeto foi solucionar as exíguas dimensões do lote em relação à abrangência do programa. A equipe do Una optou, então, pela implantação da quadra esportiva no último pavimento da edificação . 

Dessaforma, os arquitetos liberaram a área do térreo , e nele implantaram os espaços do pátio de recreio, grêmio, administração, e outros setores coletivos. Os acessos e circulações foram direcionados junto às escadas laterais. 

O posicionamento da quadra originou também a solução da cobertura metálica , para vencer o dobro dos vãos das lajes dos andares, além das venezianas contínuas externas. 

Essesistema faz com que, à noite, o edifício funcione como uma “ lanterna ”, explicam os arquitetos, em vista da luminosidade interna.

Texto resumido a partir de reportagem 
de Evelise Grunow 
Publicada originalmente em PROJETO DESIGN 
Edição 296 Outubro de 2004

O distanciamento entre 
as empenas e as escadas laterais é evidente

As torres de elevador e caixa-d'água constituem 
volumes individuaise distanciados da edificação

Ao anoitecer, a luminosidade dos 
interiores cria o efeito de uma lanterna

Vista do entorno a partir dos requadramentos da arquitetura
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/mmbb-arquitetos-escola-de-19-10-2004.html

MMBB Arquitetos
Escola de ensino fundamental, Campinas-SP
*
*
19 de Outubro de 2004. Visitas: 43.927
Fichas técnicas
 
Fornecedores
 ...
tracking img