Anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 1: Introdução ao Estudo do Direito
O objetivo deste capítulo é despertar seu interesse para o estudo do Direito e ajudá-lo a ser um cidadão cada vez mais consciente dos seus direitos edeveres, através da compreensão desta disciplina e sua aplicação na prática.
Todos nós, em determinados momentos da vida, passamos por experiências que, na maioria das vezes, nos causam certa ansiedade,por não sabermos se estamos ou não fazendo o que é certo, como por exemplo: a compra ou financiamento de um bem, as relações de trabalho, o aluguel da casa, a assinatura de um contrato.
É importanteentender que o Direito faz parte da vida cotidiana de todos os cidadãos e que, portanto, não é apenas matéria reservada a advogados ou juízes.
Se o Homem, participante de um meio social, não possuirum mínimo de conhecimento desta instigante disciplina, estará sempre sujeito à insegurança no momento de tomar alguma decisão e ao risco de ser enganado a qualquer instante.
O Direito é um conjuntode regras que servem para disciplinar a vida em sociedade, pois desde os tempos mais remotos, o Homem sempre necessitou viver em comunhão com seus semelhantes.
O isolamento, não é uma característicasocial e humana.
A sociabilidade gera união entre os grupos humanos e essa união faz com que um homem, em determinado momento, interfira na vida do outro direta ou indiretamente. Essa interferênciapode causar desconforto e trazer a reação dos seus semelhantes.
Para preservar a paz e o bom convívio social, fez-se necessária a criação de regras capazes de dar certa ordem à vida em sociedade edessa necessidade, nasceu o Direito, pois onde há sociedade, existe o Direito.
Os comportamentos e atitudes do Homem são regidos, além das regras de direito, por sua própria consciência, ou seja, pelacapacidade que possui de julgar moralmente os atos praticados por ele mesmo e pelos outros.
Mas, qual a diferença entre moral e Direito, uma vez que esses termos nos remetem à escolha do que é certo...
tracking img