Anhanguera Educacional Hidrost tica

748 palavras 3 páginas
Anhanguera Educacional
Engenharia Civil

Trabalho de Hidrostática e Calorimetria
Ciclo de Carnot e Golpe de Aríete

Regiane Karolin Tomaz da Silva RA. 8430168580

Leme, 03 de março de 2015.
Anhanguera Educacional
Engenharia Civil

Trabalho de Hidrostática e Calorimetria
Ciclo de Carnot e Golpe de Aríete

Regiane Karolin Tomaz da Silva RA. 8430168580

Trabalho apresentado como requisito obrigatório, para a disciplina de Hidrostática e Calorimetria.
Prof° Ben-Hur Fabri.

Leme, 03 de março de 2015.
Relatório I - Ciclo de Carnot
Em meados do século XIX idealizava-se ser possível a construção de uma máquina térmica, onde esta seria capaz de transformar toda a energia fornecida em trabalho, concluindo em um rendimento de 100%. Um engenheiro francês, chamado Nicolas Carnot (1796-1832) para mostrar que não seria possível, propôs uma máquina teórica, que se comportaria com um rendimento total, onde se estabeleceria o ciclo de rendimento máximo (Ciclo de Carnot).
Para discutir o Ciclo de Carnot levamos em conta de que se trata de um ciclo reversível constituído por dois processos isotérmicos AB e CD, e dois processos adiabáticos BC e DA.

(Fonte: http://coral.ufsm.br/gef/Calor/calor24.pdf, acessado em 03/03/2015 às 13:39).
Processo AB: Ilustra uma expansão isotérmica, onde T2 demonstra temperatura constante, podemos dizer que o sistema recebe a quantidade de energia por calor e entrega por trabalho.
Processo BC: Ilustra uma expansão adiabática onde a temperatura cai de T1 para T2, neste processo não ocorre troca de energia por calor, porém ocorre a entrega de energia por trabalho.
Processo CD: Ilustra uma compressão isotérmica, onde T1 demonstra temperatura constante, neste caso o sistema entrega a quantidade de energia por calor e recebe a quantidade de energia por trabalho.
Processo DA: Ilustra uma compressão adiabática, onde a temperatura aumenta de T1 para T2, onde o sistema não troca energia por calor, porém recebe a quantidade de energia

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas