Angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Angola
Nosso País

Por: Sérgio Zeferino Mateus Coordenador Geral da CATE

1. RAZÃO DO NOME Angola – Assim se chama porque um dos seus reis a séculos idos era chamado Ngola e dele se notabilizou uma sucessão de reis que afamaram em Angola a dinastia Ngola. Estudos arqueológicos confirmam que este país é habitado por vários reinos e etnias desde a idade da pedra. 2. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA ARepública de Angola, situa-se na costa ocidental do continente africano, na sua costa austral. É um país com uma superfície terrestre de 1 246 700 Kilómetros quadrados, uma fronteira terrestre de 4 837 Kilómetros e, a Oeste uma fronteira marítima de 1 650 Kilómetros. Angola localiza-se a sul do equador e a oriente do meridiano nas seguintes coordenadas: # Latitude Norte: 4º 22´Gr # Latitude Sul:18º 02´Gr # Longitude Oeste: 11º 41´ # Longitude Leste: 24º 05´ 3. AS FRONTEIRAS O nosso país faz fronteira a Norte com a República Democrática do Congo e República do Congo; a Leste, com a República Democrática do Congo e a República da Zâmbia; a Sul com a República da Namíbia e a Oeste com o Oceano Atlântico. 4. GEOMORFOLOGIA ANGOLANA Geomorfologicamente, Angola divide-se em quatro partes: # ZonaSedimentar # Zona de transição # Zona montanhosa ( esta zona começa no município da Humpata, província da Huila e segue até em Kassongue, província do Kwanza Sul) # Zona Planáltica, também conhecida de Zona maciça ou maciço antigo. 5. CLIMA O clima é equatorial em Cabinda (província mais a norte), tropical seco e por vezes temperado nas restantes províncias do Norte e, desértico e semidesértico nosul.

6. HIDROGRAFIA Angola possui 47 bacias hidrográficas que alimentam diversos agradáveis e longos, com belas quedas, cascatas e outras surpreendentes características enquanto atravessam paisagens em todo o seu curso. Dois desses rios dão a maior alegria aos angolanos e aos turistas estrangeiros pela sua larga extensão de navegabilidade, que são os rios Kwanza e Zaire. O rio Kwanza ( nomeadoptado à moeda nacional) tem um percurso de 240 quilómetros navegáveis, enquanto o rio Zaire é navegável em todos os 150 qulómetros que atravessam o nosso país, uma vez que outra parte resta no território da República Democrática do Congo ex- Zaire. 7. RECURSOS MINERAIS Angola é um país eminentemente rico em recursos minerais. Estima-se que o seu subsolo alberga 35 dos 45 minerais mais importantesno comércio mundial. 8. POPULAÇÃO No Século XV, os portugueses haviam estimado em Angola um senso populacional de 18. 000. 000 de habitantes, mas, devido ao tráfico de escravos, até ao fim da escravatura, em 1836, foram achados no país, apenas 8. 000. 000 de habitantes, o que prova que cerca de 10. 000. 000 de habitantes haviam sido vendidos noutros países povoando essencialmente a ilha de S.Tomée Príncipe e o Brasil. Hoje, a população angolana está estimada aos 11. 000. 000 de habitantes, numa composição de 49,3% homens e 50,7% mulheres. Esta população é maioritariamente jovem, uma vez que 65% desta têm menos de 25 anos de idade. A esperança de vida é de 45 anos para os homens e, de 48 anos para as mulheres. O país enfrenta um défice de 65% de população analfabeta e outros dados revelamque 15 109 habitantes existem para um médico, sem deixar de enfatizar que maior partes de médicos está concentrada apenas em Luanda – cidade capital.

O catolicismo é a religião da maior parte da população angolana, com 68%. Além destes, existem os protestantes com 20% e outros 12% dos seguidores de crenças tradicionais. A língua oficial falada em Angola é o português. E estão em promoção oitolínguas nacionais entre as inúmeras faladas no território: Umbundo Kimbundo Kicongo Nyaneka Tchokue Nganguela Kwanhama Fiote 9. BREVE SÍTESE HISTÓRICA Angola viveu cerca de 500 anos de colonização (1482 – 1975) e outros 14 anos de libertação nacional (1961 – 1975). Durante o período de colonização a grande preocupação dos colonizadores foi o forte interesse pelo comércio de escravos e em...
tracking img