Angola

Páginas: 3 (609 palavras) Publicado: 15 de julho de 2014
O nome Angola é uma derivação portuguesa do termo bantu N’gola, título dos reis do Reino do Ndongo existente na altura em que os portugueses se estabeleceram em Luanda, no século XVI.HistóriaEditar

Ver artigo principal: História de Angola
Primeiros habitantes

Encontro de portugueses com a família real do Reino do Kongo.
Os habitantes originais de Angola foram caçadores-colectoresKhoisan, dispersos e pouco numerosos. A expansão dos povos Bantu, chegando do Norte a partir do segundo milénio, forçou os Khoisan (quando não eram absorvidos) a recuar para o Sul onde grupos residuaisexistem até hoje, em Angola (ver mapa étnico), na Namíbia e no Botsuana.

Os Bantu eram agricultores e caçadores. Sua expansão, a partir da África Centro-Ocidental, se deu em grupos menores, que serelocalizaram de acordo com as circunstâncias político-económicas e ecológicas. Entre os séculos XIV e XVII, uma série de reinos foi estabelecida, sendo o principal o Reino do Congo que abrangeu oNoroeste da Angola de hoje e uma faixa adjacente da hoje República Democrática do Congo, da República do Congo e do Gabão; a sua capital situava-se em M'Banza Kongo e o seu apogeu se deu durante os séculosXIII e XIV. Outro reino importante foi o Reino do Ndongo, constituído naquela altura a Sul/Sudeste do Reino do Congo. No Nordeste da Angola actual, mas com o seu centro no Sul da actual RepúblicaDemocrática do Congo, constituiu-se, sem contacto com os reinos atrás referidos, o Reino da Lunda [nota 1] .

Em 1482 chegou na foz do rio Congo uma frota portuguesa, comandada pelo navegador Diogo Cãoque de imediato estabeleceu relações com o Reino do Congo. Este foi o primeiro contacto de europeus com habitantes do território hoje abrangido por Angola, contacto este que viria a ser determinantepara o futuro deste território e das suas populações.

Período colonial
Ver artigo principal: África Ocidental Portuguesa

Ilustração da rainha Nzinga em negociações de paz com o governador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Angola
  • angola
  • Angola
  • Angola
  • ANGOla
  • Angola
  • angola
  • Angola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!