Angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Angola
Angola, oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pelaZâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados,Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena (território).
O nome Angola é uma derivação portuguesa do termo bantu N’gola, título dos reis do Reino do Ndongo existente na altura emque os portugueses se estabeleceram em Luanda, no século XVI.
Angola, apesar de se localizar numa zona tropical, tem um clima que não é caracterizado para essa região, devido à confluência de trêsfactores:
* A Corrente maritima de Benguela, fria, ao longo da parte sul da costa.
* O relevo no interior
* Influência do Deserto do Namibe, a sudeste.
A população de Angola era em 2010 de cercade 19 milhões, dos quais pouco mais da metade viviam nas cidades.
Os habitantes de Angola são de diferentes raças e etniasTaxa de natalidade (2002): 46 por mil
* Taxa de mortalidade (2002): 25,8por mil
* Taxa de mortalidade infantil (est. 2006): 131,9/mil nascidos vivos (192º)
* Expectativa de vida: 42,7 anos (190º)
Religião
Em Angola existem actualmente cerca de 1000 religiõesorganizadas em igrejas ou formas análogas. Dados confiaveis quanto aos números dos fiéis não existem, mas a grande maioria dos angolanos adere a uma religião cristã ou inspirada pelo cristianismo , igrejasprotestantes, Igreja Católica igrejas baptistas, igrejas metodistas, igrejas congregacionais e protestantes reformados, luteranos. A estes há de acrescentar os adventistas, os neo-apostólicos e umgrande número de igrejas pentecostais, algumas das quais com forte influência brasileira Há apenas 1 a 2% de muçulmanos, quase todos imigrados de outros países. Em contrapartida, a experiência com a...
tracking img