Angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Angola

Resumo: Angola é um país localizado no continente Africano, e possui grande potencial energético e chances de crescimento. Por ser um país com independência recente, e por ter muito conflitos entre os povos, a educação ficou atrasada. Com só uma universidade federal com investimentos em investigação cientifica, os estudantes disputam os poucos professores compromissados e enfrentam ummercado de trabalho em crescente desenvolvimento. Este artigo foi baseado em pesquisas via meio eletrônico, e tem como objetivo mostrar o ensino superior na Angola, e como esse influencia no desenvolvimento do país.
Palavra - chave: Angola, desenvolvimento, educação.

1. INTRODUÇÃO
Angola é um país com independência tardia, por possuir uma infinidade de recursos naturais, tais com petróleo,diamantes, ferro, cobre, ouro, chumbo, zinco e manganês, tem grande potencial de crescimento, entretanto o país necessita de profissionais qualificados para utilizar esses recursos com responsabilidade, para que isso ocorra é necessário um maior investimento na educação e em áreas voltadas para o desenvolvimento tecnológico. Esse artigo tem como objetivo analisar o lento desenvolvimento angolanoe como a educação pode acelerar o processo de desenvolvimento e melhorar a vida da população angolana. As pesquisas para esse artigo foram feitas por meio eletrônico.

2. DESENVOLVIMENTO

3.1. História
A Angola é um país localizado na costa ocidental do continente Africano. Os primórdios de sua colonização são de épocas anteriores ao século VI. d. C., entretanto a partir doséculo VI. d. C., povos de cor negra, mais organizados e com maior tecnologia se instalaram na região da Angola, impondo-se sobre os povos que ali moravam e formando diversos grupos que se estabeleceram em etnias, persistindo até os dias de hoje, (Angola, 2012). A primeira grande unidade política do território surgiu em meados do século XIII, abrangia uma área superior ao território atual, ficandoconhecida como Reino do Congo, porém em 1484, com a chegada do explorador português Diogo Cão, começou uma aliança com a Coroa portuguesa, que resultou na exploração e colonização por parte dos portugueses sobre a região, tendo como principal objetivo a exploração de recursos naturais e tráfico negreiro. A partir da proibição do tráfico de escravos em 1844, o cenário em Angola começou a tergradativas mudanças, contudo Angola continuou colônia de portuguesa, gerando através de seus diamantes, marfins e borracha grande lucro a Portugal. Somente em 11 de Novembro de 1975 Angola consegui sua tão sonhada Independência, a luta por ela começou ainda nas décadas de 50 do século XX, com os primeiros movimentos nacionalistas começando a se manifestar de forma pacífica, mas como Portugal nãoqueria perder sua colônia e importante fonte de matéria prima, houve então, uma série de conflitos armados. Apesar de Portugal reconhecer a Independência do país angolano no ano 1975, os movimentos que faziam parte da luta pela independência não conseguiram chegar a um consenso sobre como governar da melhor maneira o país, resultando em mais conflitos, que duraram até 2002, (Ibid, 2012).
3.2.Geografia
A República da Angola está localizada na região ocidental da África, faz divisa territorial com a República Democrática do Congo, República do Congo, Zâmbia e Namíbia, ao oeste o país está delimitado pelo Oceano Atlântico. O país possui uma superfície de 1.246.700 km2 e está dividido em 18 províncias, a cidade mais populosa é Luanda, a capital do país. Angola é um país que possuidiversidade étnica e linguística, tendo assim vários idiomas, mas o idioma nacional oficial é o Português, herança de Portugal, (Angola, 2012). Por ter temperaturas médias entre 17º e 27º e possuir diversidade climática, o país atrai um grande número de turistas interessados em conhecer as belezas do país, como o Palanca Negra - Gigante, um animal endêmico, que está no grupo dos ameaçados de...
tracking img