angisospermas

630 palavras 3 páginas
REINO DAS PLANTAS
ANGIOSPERMAS
O CAULE
O caule tem a função de sustentar folhas, flores e frutos, além de conduzir a seiva bruta e a seiva orgânica, ou elaborada Partes do caule O caule é composto de quatro partes: broto terminal, brotos laterais, nó e entrenó. 1) Broto terminal - Situa-se na ponta do caule. Também chamado gema apical, o broto terminal é formado por milhares de células muito delicadas que podem se multiplicar intensamente, promovendo o crescimento do caule em comprimento. 2) Brotos laterais - Situados ao longo do caule, esses brotos também são formados pelos mesmos tipos de células do broto terminal. Quando essas células se multiplicam, originam ramos, folhas e flores. 3) Nó - É a região onde surgem os brotos laterais e as folhas.

Broto terminal Brotos laterais Caule


Entrenó



Tipos de caule

Os caules, geralmente, crescem acima da superfície do solo. Mas existem caules que crescem embaixo da terra ou dentro da água.
Portanto eles podem ser aéreos, subterrâneos ou aquáticos. Caules aéreos Os caules aéreos crescem em posição vertical em relação ao solo. Podem apresentar-se sob quatro formas: tronco, estipe, colmo ou haste.

Tronco - É um caule resistente e ramificado, típico das plantas arbóreas, como a mangueira, o jacarandá, a seringueira e o eucalipto. Estipe - Caule que não apresenta ramificações.
As folhas situam-se na extremidade superior. São exemplos de estipe os caules das palmeiras e dos coqueiros.

Colmo - Caule apresenta nós e entrenós bem visíveis. Pode ser oco, como o bambu, ou cheio, como a canade-açúcar.

Haste - É um tipo de caule frágil, comum nas plantas pequenas, como nas hortaliças salsa, alface, agrião, etc.

Caules rastejantes

Os caules rastejantes desenvolvem-se horizontalmente em relação ao solo, isto é, estendem-se pelo chão. Exemplos: caules de melancia, abóbora, melão e pepino.

Caules trepadores Os

Relacionados

  • documento teste
    439 palavras | 2 páginas
  • Fotossintese
    690 palavras | 3 páginas
  • 3 S Rie EM Aula 1 Reino Plantae Gimnospermas E Angiospermas 1
    1361 palavras | 6 páginas