Angiostrongylidae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

Os Angiostrongylidae são parasitos de marsupiais, insetívoros, roedores e carnívoros, tendo como hospedeiros intermediários vários moluscos gastrópodes. Dentre as 19 espécies do gêneroAngiostrongylus, duas se destacam por terem os humanos como hospedeiros: Angiostrongylus cantonensis (causasor da meningite eosinofílica na Ásia e no sul do Pacífico) e A. costaricensis (agenteetiológico da angiostrongilíase abdominal nas Américas).
O A. costaricensis é encontrado desde o sul dos EUA até o norte da Argentina, sendo sua maior ocorrência na América Central. No Brasil, a doençaconcentra-se nas regiões Sul e Sudeste. Este verme é dióico, com diversos estágios em seu ciclo de vida, possuindo três estágios larvais (L1, L2 e L3). Seu ciclo é heteroxênico, envolvendo roedores emoluscos como hospedeiros definitivos e intermediários, respectivamente. O parasito tem demonstrado certo grau de inespecificidade quanto aos seus hospedeiros definitivos e intermediários. Com relaçãoaos hospedeiros invertebrados, os moluscos da família Veronicellidae são tidos como os mais importantes.
As larvas L1, ao serem eliminadas nas fezes do roedor, podem contaminar seu hospedeiroinvertebrado pela via oral e/ou cutânea. Quando ingeridas pelo molusco, elas ultrapassam a parede do trato digestivo e, pela via renal, retal e principalmente por embolização vascular, acessam o tegumento(habitat final do molusco). A eliminação larvar pode ser um processo acidental e mecânico, no momento em que o hospedeiro intermediário se locomove ou é tocado, contribuindo para a manutenção do ciclodo parasito. As demais larvas, retidos nos órgãos invadidos podem dar continuidade ao ciclo do parasito, quando os moluscos são ingeridos pelo hospedeiro vertebrado. No hospedeiro definitivo, oparasito utiliza os três sistemas vasculares: via linfático/arterial (principal) e venosa (secundária).
Os roedores e o homem se infectam por via oral, ao ingerirem moluscos parasitados e/ ou alimentos...
tracking img