Angiospermas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Angiospermas

Aparecida de Goiânia, 16 de Abril de 2012.

Colégio Estadual Santa Luzia
Aparecida de Goiânia; 16 de Abril de 2012.
Professora: Graziela
Disciplina: Biologia
Série: 2° ano “C” Turno: Matutino

Alunos:__________________________________

__________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

Introdução
Aos leitores

Vemos em nosso dia a dia várias plantas. E a grande maioria delas são “Angiospermas”. Estando distribuídas nos maisdiversos ambientes e se apresentando nas mais diversas formas e tamanhos.
Aprenderemos mais sobre esse fantástico assunto; Desde a histologia até a reprodução.
Boa Leitura!
Os autores;




Angiospermas;
É um grupo maisevoluído entre os vegetais superiores, composto por plantas com sementes e com frutos (dispersão e proteção). Possuem variação de tamanho, desde formas herbáceas até arborescentes. O nome “Angiosperma” vem do grego: Angeios= vaso e Sperma= semente. Isto é, semente protegida por um fruto.
As angiospermas ocupam praticamente todos os ecossistemas do planeta, devido a sua grande capacidade deadaptação e mecanismos eficientes de dispersão, através de suas sementes e frutos.

Histologia das Angiospermas;
O que é Histologia?
A Histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os seus componentes se inter-relacionam, tanto estrutural quanto funcionalmente.
O estudo da histologia se iniciou com o desenvolvimento de microscópios simples e detécnicas para preparo de material biológico, tornando-o adequado para exame.
Os primeiros histologistas descobriram muito sobre a estrutura do material biológico, estabelecendo a teoria celular da estrutura dos organismos vivos, onde a célula é a unidade básica da arquitetura da maioria dos materiais biológicos.
Atualmente, a histologia relaciona-se com outros campos da ciência, como a bioquímica,biologia molecular e a fisiologia, fornecendo a base para a compreensão dos processos patológicos e suas causas.

A célula varia consideravelmente. De um único ovo fertilizado, cada célula desenvolve atributos estruturais para adequar suas funções pelo processo de diferenciação. Esta plasticidade celular é evidente, mesmo no adulto, onde elas podem modificar tanto sua estrutura como suafuncionalidade para se adaptar a determinadas condições ambientais.




Anatomia Vegetal:

Dividimos os tecidos vegetais em dois grandes grupos, com subdivisões:

Meristemáticos: São tecidos formados por células indiferenciadas, ou seja, que não tem uma definida função. São responsáveis pelo crescimento eformação dos demais tecidos da planta.

Meristemas primários: responsáveis pelo crescimento longitudinal da planta. São três, e cada um origina um tecido permanente: protoderme – epiderme; meristema fundamental – tecidos fundamentais; e procâmbio – tecidos vasculares primários.
Localizam-se no ápice dos caules e das raízes, onde ocorrem inúmeras divisões celulares capazes de gerar o crescimento dovegetal.

Meristemas secundários: responsáveis pelo crescimento em espessura são formados por desdiferenciação de células adultas. São dois tipos: o felogênio – produz o súber, ou cortiça, e a feloderme; e câmbio interfascicular – produz xilema e floema secundários. Localizam-se em forma de cilindro ao longo dos caules e ramos.
à Permanentes: são diferenciados.
- Tecidos de revestimento:...
tracking img