Angina do peito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Angina do Peito

Definição
A angina péctoris é um tipo de dor que o paciente sente no peito, braço ou nuca e que aparece com a realização de esforços ou emoções ou mesmo sem fator provocadoraparente.
É uma dor que provoca medo, daí o nome angina, que significa medo, “angor” em latim. É uma dor que costuma deixar o paciente imóvel.


Etiologia (Causas)
 Doença coronariana(arteriosclerose)
 Espasmo coronariano.
A angina clássica é desencadeada pelo exercício, excesso de estresse ou exposição ao frio.
A angina também pode ser precipitada por refeições exageradas, que aumentamrapidamente a demanda de oxigênio no coração.
A intensidade da dor nem sempre está relacionada com a gravidade do problema (limiar de dor).

Sinais e Sintomas
A maioria dos pacientes com anginaqueixam-se de desconforto no peito, o desconforto é habitualmente descrito como pressão, peso, aperto, ardor, ou sensação de choque. A dor de angina (dor anginosa) pode ser localizada principalmente nocentro do peito, costas, pescoço, queixo ou ombros. A irradiação da dor ocorre, tipicamente, para os braços (esquerdo principalmente), ombros e pescoço.
Outros sintomas que podem acompanhar a anginaincluem náuseas, vertigem ou tonturas, dificuldade em respirar, falta de ar e transpiração.


Exames Diagnósticos
A angina de peito em geral é causada por coronariopatia aterosclerótica, cujosfatores de risco incluem tabagismo, diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e história familiar.
Desconforto torácico pré-cordial episódico compressivo, precipitado por esforço ou por estresse,aliviado quando em repouso ou com o uso de nitratos.
Em geral, o eletrocardiograma é normal entre os episódios (ou pode exibir evidências de infarto ocorrido anteriormente).

Tratamento
O objetivoprincipal do tratamento de angina pectoris é aliviar os sintomas, diminuir a progressão da doença, e reduzir ocorrências futuras, especialmente ataques cardíacos. Foi demonstrado que uma aspirina (85 a...
tracking img