Angeologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anjos e Suas Atividades
Hb 1. 14
INTRODUÇÃO:
Os Anjos são seres espirituais criados especialmente com mais alta distinção entre todos os seres vivos criados por Deus. Eles exercem atividades importantes no mundo espiritual, mas não são independentes nessas atividades, pois as fazem dentro dos limites em que foram criados.


I – A CLASSIFICAÇÃO ANGELICAL.
A Bíblia revela que os Anjos sãoorganizados e classificados obedecendo a uma hierarquia angelical. Os Anjos estão presentes em todo o universo, pois realizam funções específicas, e são altamente capacitados e livres para exercerem essas atividades.
a) Arcanjo.
É um termo cujo prefixo indica a mais elevada posição nessa hierarquia angelical. Prefixo “arc” significa principado. A Bíblia fala apenas de um arcanjo chamado “Miguel”,o qual além de sua posição superior aos demais anjos, tem uma missão protetora em relação ao povo de Israel (Dn 10.13, 21; 12.1) “e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.”
b) Anjo Gabriel.
Um Anjo de alta categoria, mas não chamado arcanjo nas escrituras, enviado para explicar a visão das setentas semanas a Daniel (Dn 9.21),enviado a Zacarias e Maria (Lc 1.19,26).
c) Querubins.
No hebraico o termo “querub” aparece com o sentido de “guardar, cobrir”. Os Querubins são uma classe especial de Anjos diretamente relacionados com o trono de Deus. A Bíblia declara que Deus habita entre os querubins. (1 Sm 4.4; 2 Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16) “E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: ó Senhor Deus de Israel, que estásassentado sobre os querubins, tu mesmo... O Senhor reina, tremam os povos; ele está entronizado sobre os querubins, estremeça a terra.”
d) Serafins.
Esse vocábulo deriva do hebraico “saraph” que significa “ardente, refulgente ou brilhante”. Segundo a Bíblia, eles estão envolvidos diretamente no serviço de adoração ao Deus Todo-Poderoso (Is 6.1-3) “Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seisasas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava.” São seres que proclamam e vindicam a santidade divina, louvando-o todo o tempo.

Obs: em Colossenses 1.16 “porque nele foram criadas todas as coisas nos Céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.” Vemos várias dasclasses de Anjos neste texto no N.T.
e) Tronos.
No original esta palavra refere-se a uma classe de Anjos que tem uma relação vital com o Trono de Deus, com a sua soberania. Os querubins se identificam perfeitamente à esta classe de seres angelicais como “anjos-tronos”.
f) Domínios.
Esse termo aparece em algumas versões como “soberanias”. Portanto “domínios” são uma classe de Anjos que executamordens da parte de Deus sobre as coisas criadas. Eles possuem poderes executivos para atuarem sobre o universo, e especialmente, sobre a terra.
g) Principados.
Outro termo muito próximo de dominadores, mas que possuem atividades de príncipes do reino de Deus, a relação do termo “principados” pode ser ilustrada quando nos reinos da terra os principados regem sobre territórios pertencentes ao reinode um país. Na Bíblia existe um outro “príncipe” das hostes celestiais chamado “Miguel”.
h) Potestades.
Referem-se a Anjos especiais que executam tarefas especiais da parte de Deus. Não são poderes isolados, mas são investidos para exercerem atividades especiais (1 Cr 21.15-27; Sl 103.20).
II SUAS QUALIDADES E ATRIBUIÇÕES
a) Santidade.
É um estado dos anjos que servem a Deus, por isso, elessão identificados como “santos” (Ap 14.10; Mc 8.38; Lc 9.26; At 10.22) “...quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.” E isto os distingue dos anjos caídos.
b) Reverência.
É uma característica que envolve louvor e adoração a Deus em cuja presença os anjos o glorificam. (Sl 29.1,2; 89.7; 103.20; 148.2) “Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas...
tracking img