Angelalucena Ativ2 SPEC

808 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA SÃO PAULO

DISCUTINDO SABERES
Atividade 2

ALUNA: ÂNGELA TEIXEIRA DA SILVA DE LUCENA
DISCIPLINA: SABERES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
PROFESSORA: DAYSE KAROLINE
TUTORA: DAIANE CORREA CABANHA
PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
2014
SÃO PAULO

Discutindo Saberes

1. Edgar Morin, como vimos, elenca sete saberes necessários à educação do futuro. A este número você acrescentaria ou desconsideraria algum? Justifique. Quando Edgar Morin escreve sobre os sete saberes necessária a educação do século 21, ele apresenta algumas lacunas entre a educação de hoje com aspectos que a educação deveria ter no futuro propondo novas diretrizes para a formação de jovens, como cidadãos, levando em conta que o ser humano é um ser total em todos os aspectos, físico, biológicos, psíquico, cultura, social e histórico. Eu não acrescentaria mais nenhum porque acredito que está completo.
2. Resuma de forma breve os sete saberes necessários à educação do futuro.
1-As Cegueiras do Conhecimento: Erro e a ilusão A educação que visa transmitir conhecimentos é cega quanto ao que é o conhecimento humano, conhecimento do conhecimento deve aparecer como necessidade primária que serve de preparação para que o ser humano enfrente o risco do erro e da ilusão, que parasitam a mente. Enfatiza também a necessidade de introduzir e desenvolver na educação o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos.
2-Os princípios do conhecimento pertinente É necessário perceber o conjunto. Não é a quantidades de informações, nem a sofisticação delas que podem fornecer sozinhas um conhecimento pertinente, mas sim a capacidade de colocar o conhecimento no contexto relacionando todo- parte - todo.
3-Ensinar a condição humana O ser humano possui uma natureza complexa, mas ao ser estudado é totalmente fragmentada na educação por meio das disciplinas, tendo-se tornado impossível aprender o que significa ser

Relacionados