Anfonterismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caráter anfótero

35 – Caráter anfótero 
Por apresentarem um grupo ácido e outro básico, os aminoácidos reagem tanto com as bases minerais como com os ácidos minerais. Eles se apresentam na forma de sais, pelo fato de haver uma neutralização intramolecular, este fato explica o estado sólido dos aminoácidos e a solubilidade em água. 

O resultado é um íon dipolar que apresenta um momento dipolarelevado, denominado zwitterion. 
Reação com ácido: 

Reação com base:

Sacarose

24 – Sacarose

(açúcar da cana, açúcar comum) 
a) Ocorrência 
A sacarose é muito encontrada em plantas, mas em especial na cana–de–açúcar e na beterraba. 
b) Obtenção 
Vejamos a seguinte seqüência: 
1) Obtenção da garapa. 
2) Precipitação das proteínas e ácidos livres através do tratamento com hidróxido de cálcio. 
3)Eliminação do excesso de Ca(OH)2, borbulhando CO2 (precipita CaCO3). 
4) Filtração e cristalização através da centrifugação, separando o melaço do açúcar.
c) Constituição 
A sacarose é o resultado da condensação de α – glicose – piranose com β – frutose – furanose através dos grupos (OH) glicosídicos de cada uma.
d) Propriedades 
Dentro das propriedades, a sacarose não diminui o licor deFehling, pelo fato de não haver um grupo aldeídico potencial ou livre. 
É importante sabermos que a sacarose se cristaliza facilmente e não apresenta mutarrotação.
Propriedades químicas dos aminoácidos

34 – Propriedades químicas dos aminoácidos 
O grupo carboxila ( – COOH) e o grupo amino ( – NH2), estão presentes na estrutura dos aminoácidos, por este motivos aminoácidos possuem um caráter anfótero etambém uma importante propriedade de passar por uma polimerização formando proteínas.
Aminoácido
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
| Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde Janeiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas derodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes. | |

Estrutura geral de um aminoácido
Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila, e uma cadeia lateral que é específica para cada aminoácido.[1] Alguns aminoácidos também podem conter enxofre. Oselementos-chave de um aminoácido são carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Eles são particularmente importantes em bioquímica, onde o termo geralmente refere-se a alfa-aminoácidos. São moléculas anfóteras, ou seja, podem se comportar como ácido ou como base liberando nesta ordem H ou OH em uma reação. Se a reação for entre dois aminoácidos o grupo amina de um libera um H se ligando ao grupocarboxila do outro que libera um OH formando uma peptídeo mais H2O.
A forma mais importante dos aminoácidos, os alfa-aminoácidos, que formam as proteínas, tem, geralmente, como estrutura um carbono central (carbono alfa, quase sempre quiral) ao qual se ligam quatro grupos: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio e um substituinte característico de cada aminoácido.[2][3]
Osaminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando os peptídeos e as proteínas.[4] Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
Os aminoácidos podem ser classificados nutricionalmente, quanto ao radical e quanto ao seu destino.
Índice [esconder]  * 1 Classificaçãonutricional * 1.1 Aminoácidos não-essenciais * 1.2 Aminoácidos essenciais * 1.3 Aminoácidos essenciais apenas em determinadas situações fisiológicas * 2 Classificação quanto ao substituinte * 3 Aminoácidos alfa * 3.1 Fórmula geral * 3.2 Outros aminoácidos encontrados na natureza * 4 Simbologia e nomenclatura * 5 Estrutura * 5.1 Estrutura tridimensional...
tracking img