Anfibios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01:Quais as características dos anfíbios?
Os anfíbios vivem e quando adulto em terra. A pele é lisa e sem escamas, muito resistente e com glândulas mucosas tem pouca queratina é úmida e fácil ressecamento. Quando estão na água respiram por meio de brânquias e na terra por meio de pulmões.
02:Dar o nome dos três principais ordens de anfíbios e saber distinguir entre elas.
a. Os anuros: (sapos erãs): Cada um tem quatro pernas, não possuem cauda.
b. As hilas: (pererecas): Também tem quatro patas e não tem cauda.
c. Os urudelos: (camaleão e salamandras): Tem a pele furta-cor, quatro patas e cauda.
03:Distinguir entre sapos e rãs.
Sapos:  são conhecidos por viverem em terra firme e na época de reprodução procuram ambientes aquáticos. Possui aparência estranha, pele rugosa e comverrugas, suas pernas curtas o fazem dar saltos desajeitados. Se este animal sofrer algum tipo de pressão como por exemplo, uma pisada, ele libera um veneno, graças suas glândulas na região dorsal, que pode ser irritativo aos olhos e mucosas.
Rãs: tem a pele lisa e brilhante, pernas longas e suas patas traseira podem ser dotadas de membranas que auxiliam na hora de nadar. São consideradas maishabilidosas por saltarem até 1,5m de comprimento e 70 cm de altura. Além de tudo em alguns países são consideradas como um prato sofisticado.
04:Como os anfíbios se protegem?
Tem a cor do ambiente onde vivem. As rãs saltam para o fundo d’água, se escondem também no lodo. As pererecas vivem escondidas atrás das prateleiras ou atrás do lavatório nos banheiros. Os sapos se intrometem nas moitas e buracos.  05:Fazer uma lista de anfíbios que podem ser encontrados em sua região. Identifique cinco delas e dizer onde encontrou. Colecionar fotografias ou desenhos de cinco anfíbios diferente que você fosse capaz de identificar e dizer onde pode ser encontrado.
RãNome científico: Rana pipiens 
Classe: Anphibia
Superordem: Salientia
Ordem: Diplasiocoela
Família: Ranídea
Nome popular: Rã comum ||
Características: As rãs são animais mais aquáticos de pele fina e úmida, patas fortes e dedos longos. Em geral, alimentam se de caramujos, lesmas e insetos. As rãs comuns não possuem muitos meios de defesa e são presas fáceis de peixes carnívoros, aves pernaltas e cobras. A reprodução começa no fim do inverno, logo após a hibernação. A fêmea põe de 2.000 a 3.000 ovos. As rãs também são muitocobiçadas pelos seres humanos por causa de sua carne, que é muito saborosa.
PererecaNome científico: Osteocephalus Taurinus
Classe: Amphibia
Superordem: Salientia
Ordem: Diplaciocoela
Família: Polypedatidae
Nome popular: Pererecas | |

Características: São pequenas e mais coloridas que as rãs e os sapos. Possuem pele lisa e dedos compridos e uma espécie de adesivo nas pontas dos dedosque permitem se fixar em galhos de árvores. Podem saltar até dois metros de altura.

Salamandra de fogoNome científico: Salamandra salamandra terrestres
Classe: Amphibia
Ordem: Caudatas
Família: Salamandridae
Habitat: Regiões arborizadas 
Hábitos: Noturnos
Nome popular: Salamandra de fogo | |
Características: As lavas são aquáticas e se tornam terrestres quando adultas. Sua pele temcoloração preta e amarela. Medem entre 140 e 200 milímetros. 
Possui glândulas excretoras na parte de trás da cabeça e seu veneno é altamente tóxico.
A reprodução ocorre na primavera. Os ovos se desenvolvem no órgão genital da fêmea e nascem dentro d’água. Na fase adulta, as salamandras perdem a capacidade de viver dentro da água. 
Existem várias subespécies de salamandras que se diferem entrecores e tamanhos. Vivem 
Sapo CururuNome científico: Bufos spp.
Classe: Amphibia
Super ordem: Salienta
Ordem: Procoela
Família: Bubonídea 
Habitat: Matas tropicais
Hábitos: noturnos
Nome popular: Sapo cururu | |
Características: O sapo cururu é o mais comum na fauna brasileira. Possui duas glândulas de veneno na parte posterior da cabeça que, quando acionadas, espirram um líquido de odor...
tracking img