Anexos epidérmicos

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
ANEXOS EPIDÉRMICOS

Clodoveu Silva Junior

Introdução

A epiderme vegetal são estruturas mais externo dos órgãos vegetais em estrutura primária acompanhada de órgãos com crescimento secundário. Por estas em variações de ambientes, fica sujeito as modificações constantes. São unicelular e pluricelular. Característica mais importante das células epidérmicas as partes aérea dasplantas é a presença da cutícula na parte célula externa e a cutinização destas e de outras paredes. As ilustrações das Cutículas, Tricômas, Acúleos, Papilas, Estômatos. Como suas funções são importantes para epiderme vegetal. As curetagens das partes celulares estudadas mostra suas partes. As fotos são ilustração escolhida para melhor explicar. Cutícula ou cutina esta substancia e impermeável à águae pode ser uma função protetora. Tricôma classificados também como pelos glandulares que possuem função secretora nos pelos de revestimento, que não possuem função secretora. Acúleos espécie de pelo enrijecido formado por lignina ou pelo junto à parede celular. Papilas função proteger os gâmetas femininos que estarão sendo formados em seu interior. Estruturas epidérmicas geralmente relacionadascom a secreção de varias substâncias. Fazendo que não perca água. Estômatos são formados por duas células. A célula epidérmica adjacentes às células guarda muitas vezes diferente em tamanho. Trabalham permitindo a entrada e saída de água.


Cutícula

Cutícula e a suberina são lipídios únicos. São componentes estruturais das paredes das células vegetais. Principal função destelipídios é formar uma barreira protetora as quais ajuda a prevenir a perda de água e outras moleculas pela superficie da planta. Uma camada de material gorduroso pode ser cutina ou cera. Nas camadas internas podem faltar a cutina a nas mais externa pode faltar celulose. A cutícula e extremamente resistente a microrganismos. Por isto a planta pode resistir varios ataques de agentes patogenicos. Acutícula pode ser afetada pela falta de luz e de água. Apesar de cutícula ser impermeavel a água pode se difundir através dela. Cutícula são resistentes ao tempo tendo a capacidade de conservar suas caracteristicas importantes para identificação de fósseis, medicina forense e estudo na nutrição animal. A formação das ceras se inicia nos estagios primarios de crescimento e persiste até o final. Se a cerafor retirada de uma fora de modo mecânico ela pode se recompor em 24 horas. Esta substancia de cadeia carbonica formam cutina ou á suberina. produzida pelas células epidérmicas das folhas, brotos jovens e outros tipos de órgãos de plantas aeróbicas.

Silva, C. 2011

Silva, C. 2011

Tricomas


Pêlos compostos na epiderme do vegetal. Encontrada em volta de seusórgãos. Unicelular ou pode ter células complexas ou simples. Sua principal função e proteger de futuros predadores, regulação de umidade e calor. Aumenta capacidade de reter água e sais minerais. Podem ser classificados como sendo pêlos glandulares que possui função secretora ou pelos de revestimento que não possuem funções secretoras. Elas protegem as plantas das perdas de água e também de ataques dosinsetos.

Silva.C 2011

Silva. C 2011

Acúleos

Uma projeção na superfície da planta, sobretudo no caule, semelhante a um espinho só que não são espinhos. Parecido com pelos enrigecidos. Sua principal função defesa. Os acúleos são considerados estruturas com acúmulo de lignina ou outras substâncias.
Exemplo: no caule da roseira nas folhas jóa-bravo.
Obs.: Não são espinhos!Espinhos são estruturas que funcionam como “garras”. São defesas mecânicas. Algumas espécies de plantas trepadeiras.

Silva.C 2011

Papilas


São elevações composta por pelos. Tendo aspectos aveludados. Composta por varias substancia. Estão localizados nas epidermes de algumas flores. Servindo principalmente para impedir evaporação de água. Tambem conhecidas como pêlos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANEXOS EPIDERMICOS
  • Anexos epidermicos
  • anexos epidermicos
  • Anexos Epidérmicos
  • anexos
  • Anexo
  • Anexo
  • Anexos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!