Anestesicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
Introdução........................................................................................................02
Antibióticos betalactâmico...............................................................................04
Penicilinas........................................................................................................05Cefalosporinas.................................................................................................10
Macrolídeos.....................................................................................................14
Anaerobicidas..................................................................................................18Tetraciclinas....................................................................................................23
Aminoglisídeos................................................................................................24
Sulfonamidas...................................................................................................26
Antifungícos......................................................................................................27
Critérios que orientam a escolhae a forma de uso de antimicrobianos..........30
Indicações para o uso de antibióticos em odontologia.....................................32
Situações em que o uso de antibióticos é desnecessário................................33
Antibióticos contra infecções odontogênicas....................................................33
Antifúngicos contra infecçõesodontogênicas...................................................33
Referências bibliográficas.................................................................................34

















INTRODUÇÃO
Antibióticos são substâncias químicas, obtidas de microrganismos vivos ou por meio de processos semissintéticos, que têm a propriedade de inibir o crescimento de microrganismos patogênicos e, eventualmente,destruí-los. Eles podem ser classificados de acordo com diferentes critérios, dentre eles vamos destacar aqueles de maior significância clínica: ação biológica, espectro de ação e mecanismo de ação.
As infecções bacterianas de origem endodôntica ou periodontal contam com a participação de microrganismos aeróbicos, anaeróbicos facultativos e estritos, sendo improváveis as infecções que apresentam culturaspuras, isto é, causadas por apenas um único microrganismo. Por esta razão, a dinâmica destas infecções é bastante complexa, não permitindo que se estabeleça uma evolução ou curso padrão das mesmas.
Apesar da amplitude e diversificação desta microbiota, as infecções orais somente se manifestam na presença de fatores predisponentes, como o acúmulo de placa dental ou a necrose do tecido pulpar.
Naausência de sinais de infecção, em pacientes imunocompotentes e que não apresentam risco de complicações infecciosas à distância, a profilaxia antibiótica não é recomendada na maioria dos casos. No que diz respeito ao tratamento das infecções bacterianas já estabelecidas, o cirurgião-dentista deve ter em mente que a principal conduta é a remoção da causa. A prática clínica mostra que o emprego deantibióticos, de forma exclusiva, é praticamente ineficaz quando não se intervém na fonte da infecção, seja por meio da remoção de cálculos grosseiros, descontaminação do sistema de canais radiculares ou drenagem dos abcessos.
Portanto, os antibióticos devem ser apenas considerados como auxiliares na terapêutica das infecções, destruindo os microrganismos (ação bactericida) ou apenas impedindosua reprodução (ação bacteriostática). Qualquer dessas ações irá somente limitar o processo, criando condições para que o hospedeiro possa eliminar os agentes causais de uma maneira mais rápida e eficaz, por meio dos mecanismos e defesa imunológica.
Este trabalho traz algumas informações que poderão servir de subsídios ao cirurgião-dentista na condição precisa do uso sistêmico de antibióticos,...
tracking img