Anestesia locala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARTILHA DE ANESTESIA LOCAL
PROF. STANLEY F. MALAMED

1

Esta é uma iniciativa de DFL Indústria e Comércio S/A, que pretende atender a necessidade dos dentistas do Brasil em oferecer aos seus clientes, serviços de forma moderna e segura. A cartilha foi elaborada pelo Professor Stanley Malamed, da University of Southern Califórnia, com o objetivo de ser um guia prático de consultas dassituações que ocorrem no dia a dia de todos os consultórios odontológicos.

ÍNDICE

AVALIAÇÃO DO PACIENTE CONTRA-INDICAÇÕES VERIFICAÇÃO DO TUBETE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS SELEÇÃO DO SAL ANESTÉSICO APROPRIADO SELEÇÃO DA TÉCNICA APROPRIADA DOSES MÁXIMAS RECOMENDADAS ODONTOPEDIATRIA E ODONTOGERIATRIA ADMINISTRAÇÃO DE FORMA SEGURA E SEM DOR COMPLICAÇÕES LOCAIS COMPLICAÇÕES SISTÊMICAS PREPARO PARAEMERGÊNCIAS MÉDICAS

4 5 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

4 4

AVALIAÇÃO
DO PACIENTE ANTES DA ADMINISTRAÇÃO DE ANESTÉSICO LOCAL

Antes do início de qualquer tratamento odontológico, o dentista deve determinar se o paciente pode tolerar física e psicologicamente o procedimento dentário planejado com relativa segurança. O profissional deve procurar descobrir o maior número de informações sobre oestado físico e mental do paciente, antes da administração de um anestésico. Existem algumas CONTRA-INDICAÇÕES para a administração de anestésicos em pacientes em tratamento odontológico. Portanto é importante verificar o histórico médico do paciente, que poderá alertar sobre alguma contraindicação. CONTRA-INDICAÇÕES PARA TRATAMENTO DENTÁRIO 1. Infarto do Miocárdio nos últimos 6 meses 2. Derrame,AVC – Acidente Vaso-Cerebral nos últimos 6 meses 3. Dor de Angina em repouso 4. Pressão Sanguínea superior a 200mmHg / 115 mmHg 5. Insuficiência Cardíaca Congestiva Grave 6. Doença Respiratória Severa 7. Epilepsia sem acompanhamento de controle 8. Diabetes Melitus de Tipos 1 e 2 sem acompanhamento de controle Os pacientes listados acima representam um grande risco (de necessitar procedimento deemergência) durante o tratamento dentário. É recomendado que o tratamento dentário eletivo seja postergado até a melhora das condições do paciente.

5

CONTRA-INDICAÇÕES

PARA A ANESTESIA LOCAL EM TUBETES

CONTRA-INDICAÇÕES PARA A ANESTESIA LOCAL 1. Alergia confirmada ao anestésico local 2. Hipersensibilidade à epinefrina 3. A alergia a epinefrina não pode acontecer. Paciente comhipersensibilidade é aquele que não suporta doses que seriam normais nos demais pacientes 4. Foram documentadas reações alérgicas aos vários componentes do tubete de anestésico local. De interesse especial em relação à alergia, está o agente bacteriostático metilparabeno, proibido pelo FDA em anestesia local desde 1984

VERIFICAÇÃO DO TUBETE E DA SERINGA 1. O líquido deve estar transparente e livre departículas 2. O êmbolo deve estar totalmente inserido no tubete 3. O selo metálico que veda a parte superior do tubete deve estar íntegro 4. O nível do anestésico deve estar completo 5. Caso ocorra vazamento pelo êmbolo, verificar se a haste da seringa não está deformada 6. No caso de quebra de tubete de vidro, verificar se a haste da seringa não está deformada

6 6

INTERAÇÕES

MEDICAMENTOSASCOM ANESTÉSICOS LOCAIS E EPINEFRINA

Como a maioria das interações medicamentosas está relacionada a doses, a anestesia local e a epinefrina podem ser usadas, tendo-se em mente que sempre deverão ser utilizadas as menores quantidades possíveis. 1. Epinefrina em pacientes que usam beta-bloqueadores não cardio-seletivos (ex. propanolol)
BETA-BLOQUEADORES
NÃO SELETIVOS
BETA 1 E BETA 2ADRENORECEPTORES PENBUTOLOL (LEVATOL) CARTEOLOL (CARTROL) PINDOLOL (VISKEN) TIMOLOL (BLOCADREN) SOTALOL (BETAPACE) NADOLOL (CORGARD) PROPANOLOL (INDERAL, BETACHRON)

CARDIO-SELETIVOS
BETA 1 ADRENORECEPTORES ATENOLOL (TENORMIN, ATENOL) BETAXOLOL (KERLONE) METOPRONOLOL (LOPRESSOR) ACEBUTOLOL (SECTRAL) BISOPROLOL (ZEBETE)

2. Epinefrina em pacientes que usam antidepressivos tricíclicos
MEDICAÇÕES...
tracking img