Anestesia em peixes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A anestesia geral em peixes foi descrita inicialmente por Mc Farland em 1960 (apud BROWN, 1988). Em 1969, Mc Farland e Klontz (apud THURMON; TRANQUILLI; BENSON, 1996) fizeram uma nova classificaçãoda anestesia geral em peixes descrevendo-a em seis estágios: no estágio 1 (sedação leve), ocorre discreta perda da reação a estímulos externos visuais e táteis e equilíbrio normal; no estágio 2(sedação profunda), ocorre perda total da reação a estímulos externos exceto pressão intensa, aparece uma pequena diminuição na freqüência opercular e o equilíbrio é normal
No estágio 3 (perda parcial doequilíbrio), há diminuição parcial do tono muscular, nado desincronizado, aumento da freqüência opercular, e reação somente a estímulos táteis e vibratórios intensos; no estágio 4 (perda total doequilíbrio) verifica-se perda total do tono muscular e equilíbrio, freqüência opercular rápida (ou lenta com alguns agentes anestésicos) e reação somente a estímulos de pressão intensos;
Considerado o grauMaximo de anestésico os animais submetidos no estágio 5 (perda da atividade reflexa), ocorre perda total da atividade reflexa, os movimentos operculares tornam-se muito superficiais e a freqüênciacardíaca encontra-se baixa; no estágio 6 (colapso medular), os movimentos operculares cessam após um período de dificuldade respiratória, seguido por parada cardíaca.
A benzocaína (éster etílico do ácidoparaaminobenzóico) é um anestésico local utilizado em mamíferos, e em peixes é usado como anestésico geral por imersão (MEINERTZ, 1999). A benzocaína é insolúvel em água (HEAVNER, 1996). Seu uso podeser estabelecido na diluição em etanol ou acetona e estocada para posterior utilização na indução anestésica, dissolvida em água.
Os anestésicos são usados para reduzir a atividade metabólica dospeixes durante o transporte, a pesagem, a marcação, exame físico, procedimentos cirúrgicos e manejo reprodutivo (Gunn, 2000; Pirhonen & Schreck, 2003).
Está redução da atividade, do estímulo...
tracking img