Anestésicos locais

Páginas: 10 (2350 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
ANESTÉSICOS LOCAIS

Trabalho em grupo apresentado à Faculdade Nobre (FAN), ao curso de Enfermagem, 3º semestre, à disciplina Farmacologia, como requisito parcial de avaliação do seminário, sobre a orientação da Professora Fernanda Pinheiro de Carvalho Ribeiro.

INTRODUÇÃO

Segundo a Revista Brasileira de Anestesiologia, “Anestésicos locais são fármacos seguros se administrado em doseadequada e na localização anatômica correta” evitando o uso de anestésicos gerais.
São utilizados normalmente na clínica médica e na odontologia, onde essa substância bloqueia reversivelmente os canais de sódio, evitando a geração e a condução de impulsos nervosos, agindo assim para a perda completa de sensação local.
Diferentemente da cocaína, que foi o primeiro anestésico local, esse fármaco nãocausa dependência, porém, apesar dos cuidados, alguma pequena quantidade dessa substância sempre chega a outros órgãos, normalmente ao cérebro e ao coração, causando a vasodilatação e a redução da freqüência cardíaca, reações alérgicas, convulsões e alguns outros efeitos colaterais.

MECANISMO DE AÇÃO

Os anestésicos locais impedem a geração e a condução do impulso nervoso. Seu principal localde ação é a membrana.
Embora exerçam vários dos efeitos inespecíficos sobre a função da membrana, sua principal ação é bloquear os canais de sódio e isso acontece pela sua interação direta com esses canais operados por voltagem, fechando fisicamente o poro transmembrana, impedindo a sua leve despolarização e, consequentemente, bloqueando a condução por diminuírem ou impedirem o grande aumentotransitório na permeabilidade.
Como seu nome indica, os anestésicos locais são usados principalmente para produzir bloqueio nervoso local. Em concentrações baixas demais para causar bloqueio nervoso, contudo, são capazes de suprimir a descarga espontânea em neurônios sensitivos que se acredita ser responsáveis pela dor neuropática.
A atividade dos anestésicos locais é fortemente dependente do pH,aumentando em pH alcalino (i.e., quando a proporção de moléculas ionizadas é baixa) e reduzindo-se em pH ácido. Isso porque o composto precisa penetrar a bainha nervosa e a membrana do axônio para chegar à extremidade interna do canal de sódio. Como a forma ionizada não passa pela membrana, a penetração é muito pequena em pH ácido. Uma vez dentro do axônio, é a forma ionizada da molécula deanestésico loca que se liga ao canal.

INDICAÇÕES

Os anestésicos locais são muito usados em cirurgia das extremidades inferiores (tecido mole ou ossos), cirurgias perineais (procedimentos anorretais, urológicos ou ginecológicos), cirurgia do abdômen inferior (hérnia, íleo, apêndice, sigmóide, bexiga, ureter, útero e anexos), procedimentos obstétricos, doença metabólica renal ou hepática e diabetes,pois a influência dos bloqueios raquidiano e epidural sobre o metabolismo e sobre as reações químicas orgânicas é desprezível; indivíduos muito musculosos ou obesos são difíceis de serem manuseados sob anestesia geral.
O principal uso dos anestésicos locais é na produção anestesia cirúrgica e podem ser também aplicados no tratamento de condições dolorosas não relacionadas com procedimentosoperatórios. O uso de alguns tipos de anestésicos locais podem ser administrados por diversas técnicas: anestesia de superfícies, infiltrativa, regional intravenosa, por bloqueio nervoso, por bloqueio de campo, epidural e raquianestesia. A particularidade da região do corpo, intenção do tempo de duração e a área abrangida necessária, será determinante do método e do fármaco utilizado.
A anestesia desuperfícies é indicada para uso na boca, nariz, árvore brônquica, córneas, vias urinárias e sendo que não é eficaz na pele. Suas drogas são lidocaína, tetracaína, dibucaína e benzocaína. Há risco de toxidade sistêmica quando ao utilizadas altas concentrações e quando grandes áreas estão envolvidas.
A anestesia infiltrativa é indicada para injeção direta em tecido para atingir ramos e terminações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anestesicos Locais
  • Anéstesico local
  • anestesicos locais
  • Anestésicos locais
  • Anestésicos Locais
  • Anestésicos locais
  • ANESTESICOS LOCAIS
  • Como escolher um Adequado Anestesico Local

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!