Anensefalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No Brasil existe cerca de um caso de anencefalia (ausencia parcial ou total do cérebro) para cada 700 nascimentos segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde ). Ficando atras do líder Gales comcerca de 5 a 7 casos para cada 1.000 nascimentos.
As exatas causas que levam o feto a desenvolver esse tipo de anomalia ainda não são conhecidas , mais podem ser consequencia de uma combinação defatores genéticos e influências ambientais. A anencefalia ocorre quando há um defeito no fechamento do tubo neural, estrutura que dá origem ao sistema nervoso. Como a calota craniana ( parte de cima docrânio) acaba não se formando, o cérebro fica exosto ao líquido amniótico e vai sendo corroído variando o gral da lesão de feto para feto.
A maioria dos recém nascidos sobrevive apenas por algumas horasou dias, entretanto em casos que a lesão é menor o tempo de vida pode ser maior , mas em todos os casos há certeza de óbto. Existe uma grande polemica em relação ao aborto de fetos anencéfalos queenvolve diferentes opniões em relação ao direito de vida do féto e também fatores ligados a religião, mais em todo caso é sem duvida uma saída para mães que recebem o diagnóstico no começo da gestação,evitando outras complicações futuras ou risco para a vida da gestante.
No dia 12 de abril de 2012, foi decretada a descriminalização da interrupção da gestação, em caso de anencefalia, aprovada pelamaioria expressiva dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. É evidente que se trata de um assunto complicado e dificil para médicos e pacientes, contudo resaltase uma boa decisao na descriminalizaçãoja que se trata de um feto que não conseguira sobreviver por não ter se formado completamente, mesmo com exceções concedidas judicialmente para pacientes que entravam na justiça pedindo aborto, com anova lei sera facilitado o procedimento evitando mais transtornos aos pais que passam por essa dificil decisão .
Sabendo que por se tratar de uma gravides de auto risco e sem chances de vida...
tracking img