Anenia falciforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório no. 7 – Inculação de Cocos Gram Positivos
• Introdução
[ Fazer Introdução sobre Cocos ]
Uma vez colocados os principais aspectos a respeito dos cocos, iremos então observar que essa prática terá como embasamento a busca da comprovação das características desses cocos, através do teste da coagulase e da novobiocina (comprovando ou não suas capacidades hemolíticas).
Vale lembraralguns aspectos importantes em relação aos tipos de teste usados, onde de acordo com a teoria aplicada no caso de Cocos gram positivos temos que :
• Teste de catalase serve para diferenciar Staphylococcus de Streptococcus.
• Observar que :
Espécies
Catalase Coagulase Manitol Resist. Novobio.
S. aureus + + + Sensível S
S. epidermidis + - - Sensível S
S. saprophyticus + - - Resistente R
•Sabe-se ainda que a prova do Manitol tem de ser feita em anaerobiose.
• A identificação do S. epidermidis é presuntiva, isso significa dizer que pode-se apenas presumir que seja esta a bactéria.
• Desenvolvimento
Material Utilizado :
1 – Placas de Petri
2 – Alça de Platina
3 – Bico de Bunsen
4 – Culturas de S. aureus; S. epidermidis; S. saprophyticus
5 – Meios de cultura (Ágar Sangue, ÁgarSimples e Caldo Simples )
Procedimento :
O mecanismo com o qual se inoculou as bactérias nos três meios de cultura dados, seguiu o padrão já conhecido em aulas anteriores. Para a inoculação das Placas de Petri (tanto com Ágar Sangue quanto com Ágar Simples), inicialmente flambou-se a alça de platina até que se torna-se incandescente e deixou-se esfriar. Nesse meio tempo se flambou o tubo quecontinha a cultura de cocos, retirando-se o tampão do tubo e nele mergulhando a alça de platina para entrar em contato com a cultura. Feito isso, flambou-se um pouco as bordas da Placa de Petri e, abrindo a tampa em posição de 90º, esfregamos a alça de platina contaminada no ágar, por meio de esgotamento (técnica em que se espalha a cultura de modo diferenciado, perpendicularmente na placa).
Jápara a inoculação do caldo simples, o mecanismo é ainda mais simples, bastando contaminar a alça de platina na cultura (como feito para as Placas de Petri) e em seguida mergulhando essa alça no tubo contendo a cultura. Ambos os preparados seguem para a estufa.
• Conclusão :
No caso dessa aula prática o objetivo se restringia a preparar as placas e tubos para virem a serem analisados os seusresultados na aula prática seguinte.
Assim sendo, alguns dias depois foram observados os resultados obtidos com a experiência seguinte e se constatou :
Houve hemólise de duas placas. Pode-se observar uma zona total de hemólise e uma zona parcial, fato característico pela presença de dois tipos de hemolisinas. Na zona total há sinergismo das duas e na parcial apenas uma atua.
Além da hemólise pode-seavaliar a morfologia colonial:
• Tamanho
• Coloração – branca, cinza e amarela
• Consistência – sendo que se a colônia é dura ao tocar, butirosa
• Formas – bordas regulares ou irregulares
No caso específico do Staphylococcus observamos para as características acima citadas, colônias redondas, convexas e com bordas inteiras e opacas.
Falando agora do meio de cultura líquido, podemosmencionar que as possibilidades que esperávamos foram obtidas, onde só poderiam se aplicar a cultura uma turvação ou sedimentação, características apresentadas respectivamente por S. aureus e S. epidermidis .
Relatório no. 8 – Prova da Coagulase e Novobiocina
• Introdução :
Esta aula prática tem por objetivo seguir na análise dos Cocos, explorando e constatando suas características através detestes laboratoriais. No caso dessa aula em específico faremos testes com as mesmas 3 amostras de culturas de bactérias da aula anterior, mas no que se refere a sua sensibilidade a prova de Coagulase e Novobiocina.
Esse mecanismo de teste, além de suas propriedades, nos permitirá diferenciar os 3 tipos de amostras testados, tanto no chamado Teste da Coagulase Livre (resultado definitivo), como no...
tracking img