Anencefalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO  MÉDICO-ESPÍRITA  DO  BRASIL  FALA  SE  UM  ANENCÉFALO  TEM  ALMA...
pela Dra. Marlene Nobre.

AINDA A QUESTÃO DO ANENCÉFALO
 (Folha Espírita - Dezembro/2004)

Colegas da AME-Brasil(Associação Médico-Espírita do Brasil) têm se surpreendido, tanto quanto eu mesma, com as colocações de confrades, em conversas nas Casas Espíritas, em artigos na internet, ou mesmo em cartas, a favordo aborto do anencéfalo. 

Muitos alegam que o feto nessas condições não possui cérebro, sendo óbvio, portanto, que não tenha nenhum espírito ligado a ele. Este argumento, porém, não tem o respaldoda embriologia. Durante a sua formação, o feto anencéfalo pode ter, por distúrbios ou falhas do sistema vascular, a paralisação do desenvolvimento do Sistema Nervoso Central em pontos distintos.Assim, pode ter um único hemisfério cerebral, não ter nenhum, mas, sem dúvida, terá o diencéfalo ou as estruturas reptilianas responsáveis pelas funções primitivas e inconscientes. Tanto é verdade que oanencéfalo tem todas as atividades instintivas básicas preservadas, como o pulsar do coração e a possibilidade de expandir os pulmões, nos movimentos respiratórios normais. Não se pode dizer, portanto,que ele não tem cérebro, nem tampouco que morre ou pára de respirar ao nascer. Há inúmeros anencéfalos que persistem vivos por horas ou dias, após o nascimento, mesmo desconectados do cordãoumbilical, justamente porque possuem o cérebro primitivo, responsável pelas funções básicas instintivas.

 Perante o anencéfalo é como se estivéssemos diante de uma pessoa adulta em estado de coma profundo:o coração bombeia, os pulmões recebem a carga necessária, os órgãos trabalham, mas ele não tem consciência.

 Com o Espiritismo aprendemos que a alma secreta os pensamentos de maneira extra-físicae é muito mais importante que o próprio cérebro orgânico, porque o comanda, ainda que precariamente nos casos de lesões graves, sobrevivendo à sua morte. É o que acontece nos vários graus do estado...
tracking img