Anemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A anemia é a diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação. A principal função da hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias, é o transporte de oxigênio dos pulmões para o conjunto de células.
Os valores de normalidade da hemoglobina variam com o sexo e a idade. Em indivíduos adultos (maiores que 16 anos) do sexo masculino, o limite inferior da normalidade é de 13,5 g/dL. Em mulheresadultas este valor é de 12,6 g/dL.
É muito importante lembrar que o termo anemia reflete tão somente o baixo nível de hemoglobina circulante, o que não firma o diagnóstico etiológico. Portanto, uma vez presente, é necessário seguir investigação para determinar qual a sua causa.
Índice [esconder] * 1 Sinais e sintomas * 2 Etiologia * 3 Características clínicas * 3.1 Sintomas *3.2 Sinais * 3.2.1 Sinais gerais * 3.2.2 Sinais específicos * 4 Diagnóstico * 5 Classificação * 5.1 Índices eritrocitários * 5.2 Outros achados laboratoriais * 5.3 Contagem de leucócitos e de plaquetas * 5.4 Contagem de reticulócitos * 5.5 Distensão de sangue * 5.6 Exame da medula óssea * 5.6.1 Aspiração * 5.6.2 Biópsia *5.7 Produção vs. destruição e/ou perda * 5.8 Tamanho das hemácias * 5.8.1 Anemias microcíticas * 5.8.2 Anemias macrocíticas * 5.8.3 Anemias normocíticas * 6 Dieta e anemia * 7 Tratamento * 8 Bibliografia |
-------------------------------------------------
[editar]Sinais e sintomas
São variáveis e dependem da gravidade do quadro, da sua velocidade de instalação, dosníveis de hemoglobina e dos sinais e sintomas da doença que causou a anemia. Podem ocorrer:
* fadiga,fraqueza, indisposição, moleza, cansaço fácil
* palidez cutâneo-mucosa (pele, conjuntiva), queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, esclerótica azulada, pele sêca
* dificuldade de concentração, sonolência, memória fraca
* vertigens, tonturas, atordoação, desmaio
*palpitações e taquicardia
* claudicação (dores nas pernas), inchaço nas pernas
* dispnéia (falta de ar)
* inapetência ocorre frequentemente em crianças, queilite angular, atrofia de papilas linguais, distúrbio de comportamento alimentar.
-------------------------------------------------
[editar]Etiologia

Hemoglobina em 3D.

Hemácias falcizadas em portador de anemia falciforme.
As causas de anemiasão variadas. Podemos citar:
* Causas Genéticas:
* Defeitos na hemoglobina:
* doença falciforme
* hemoglobinopatia SC
* hemoglobinopatia C
* hemoglobinopatia E
* hemoglobinopatia D
* Síndromes Talassêmicas
* Defeitos na membrana do eritrócito
* eliptocitose
* esferocitose
* Defeitos enzimáticos* deficiência em glucose-6-fosfato desidrogenase
* Causas Nutricionais:
* Deficiência de ferro (Anemia Ferropriva)
* Deficiência de vitamina B12 (Anemia perniciosa, vegetarianismo, difilobotríase)
* Deficiência de folato
* Causas Hemorrágicas:
* Agudas: Hemorragias maciças por acidentes, cirurgias, parto
* Crônicas: Sangramentos crônicos, sendoo sangramento menstrual excessivo, doença hemorroidária, úlceras pépticas e neoplasias intestinais as principais causas, dentre muitas outras.
-------------------------------------------------
[editar]Características clínicas
As principais adaptações à anemia ocorrem no sistema cardiovascular (com aumento do volume sistólico e taquicardia) e na curva de dissociação de O2 da hemoglobina. Algunspacientes com anemia grave podem não ter sinais nem sintomas, enquanto outros, com anemia leve, podem ter incapacidade intensa. A presença ou ausência de características clínicas pode ser considerada de acordo com quatro fatores principais:
1. Velocidade da instalação - A anemia rapidamente progressiva causa mais sintomas que a anemia de instalação lenta porque há menos tempo para...
tracking img