Anemia e falta de ar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatores que desregulam a menstruação, anemia e transporte de gases
Anemia
Cecil
Define-se anemia como a redução do número de eritrócitos(glóbulos vermelhos) em circulação. É uma manifestação comum de distúrbios primários da medula óssea(baixa produção de eritrócitos), anomalias primarias de eritrócitos(taxa alta de destruição dos mesmos), distúrbios imunológicos, deficiências nutricionais e deum amplo espectro de doenças sistêmicas que tem como consequência a anemia. Qualquer condição que prejudique a produção ou aumente a taxa de destruição de eritrócitos que a medula óssea não consiga equilibrar a taxa de perda de hemácias, resulta em anemia.
Site: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia
Condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal comoresultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a Anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O ferro éum nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Etiologia
Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens - adolescentes e adultos - eos idosos também possam ser afetados pela anemia.
Patogênese
Vários fatores são percursores de anemia, como: a produção deficiente de eritrócitos na medula óssea, a deficiência de eritropoietina , deficiências quantitativa de células-tronco e/ou células eritroides progenitoras dedicadas, capacidade deficiente dos progenitores eritroides de reagirem à eritropoietina, distúrbios caracterizadospor síntese de DNA prejudicada(anemias megaloblásticas), síntese deficiente de hemoglobina(distúrbios caracterizados pela síntese reduzida de heme, síntese deficiente de hemoglobina(distúrbios caracterizados por síntese prejudicada de globinas-talassemias, eritropoese ineficaz, destruição acelerada, consumo ou pera de eritrócitos circulantes, defeitos intrínsecos da membrana das hemácias(anemiahemolítica),enzimopatias intrínsecas das hemácias(anemia hemolítica), variantes de hemoglobina com solubilidade reduzida ou instabilidade de proteína(anemia hemolítica), anormalidades extrínsecas à hemácia(anemia hemolítica), perda de sangue, pseudoanemia dilucional.

Manifestações Clínicas
São três tipos principais de manifestações clínicas de anemia. Os sinais e sintomas variam de pacientepara pacienre com o mesmo grau e tempo de anemia. Os sintomas mais precoces de anemia leve a moderada tendem a ser sensação de fadiga, fraqueza generalizada e perda de estamina(energia), seguida de taquicardia e dispneia com exercício. Em anemias agudas, especialmente com o fornecimento de sangue ou oxigenação deficiente de órgãos específicos, podem resultar em sintomas e sinais secundários adisfunções específicas de órgãos. Em pacientes jovens muitas vezes os sintomas passam despercebidos até que o nível de hemoglobina diminua para menos de 7 a 8g/dl. Em pacientes idosos,com doenças cardiovasculares e pulmonares, os sintomas ocorrem mais rapidamente em pequenos graus de anemia, com níveis de 9 a 11g/dl.
No exame físico, pacientes anêmicos podem apresentar palidez da pele e mucosas,hipotensão ortostática, taquicardia em repouso ou ortostática, sopros sistólicos de ejeção, proeminência de impulso apical cardíaco, pulsos bounding e pressão ampla de pulso.

Menstruação e Anemia
Menorragia, também chamada de hiperménorreia, é a menstruação anormalmente longa e intensa em intervalos regulares. As causas da menorragia podem ser coagulação sanguínea anormal, desregulação hormonal...
tracking img