Anemia na ifancia

7170 palavras 29 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA

Eliane Torres
Eloa Marcondes
Kayt Sales
Layane Freitas
Lucimara Fortunato
Rita Govea
Rosangela França
Simone Wada
Thais Cristina da Silva
Thayana Lima

Anemia na Infância

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas de Prática Clínica do curso Enfermagem exigidas como requisito obrigatório e parcial para obtenção da nota bimestral para posterior obtenção do titulo de Bacharel em Enfermagem na Universidade Paulista, sob a orientação da Professora Maria Luiza Molari.

São Paulo – 2013
RESUMO

Anemia é a diminuição dos glóbulos vermelhos do sangue abaixo do nível considerado normal. Os glóbulos vermelhos são responsáveis por transportar o oxigênio no sangue. A anemia leve geralmente não provoca sintomas. Quando ocorre uma anemia leve, a pessoa tem problemas para transportar oxigênio, mas o organismo tem mecanismos compensatórios que minimizam esses efeitos. À medida que a anemia se agrava, o organismo não consegue mais compensar a falta de glóbulos vermelhos e aparecem os sinais e sintomas. A anemia pode trazer problemas sérios como deficiências no desenvolvimento mental e motor da criança. Em crianças, a principal causa de anemia é a carência de ferro. O ferro é utilizado pelo organismo para produzir os glóbulos vermelhos. A falta desse mineral pode ocorrer em várias situações como, por exemplo, na dieta pobre em ferro ou quando ocorrem grandes perdas de sangue. A perda de sangue ocorre em grandes ferimentos, na menstruação abundante, ou ainda naquelas pessoas com problemas intestinais como, por exemplo, úlceras. Mas em crianças, a principal responsável pela anemia é a alimentação deficiente, inclusive falta de aleitamento materno.

Palavras-chave: Anemia, criança, ferro, deficiência, hemoglobina, anemia ferropriva, anemia falciforme, talassemia, Cooley, anemia aplásica, hemácias.

ABSTRACT

Anemia is a decrease in red

Relacionados

  • Infecções Pré-natais
    1903 palavras | 8 páginas
  • Nutrição
    243293 palavras | 974 páginas