Anemia ferropriva em gestantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO GIANNA BERETTA - IGB
CURSO TÉCNICO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

ANEMIA POR CARÊNCIA DE FERRO EM GESTANTES:
REVISÃO BIBLIOGRAFICA



São Luís
2011

MAYARA SILVA QUEIROZ


ANEMIA POR CARÊNCIA DE FERRO EM GESTANTES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso Técnico de Nutrição e Dietética, do Instituto Gianna Beretta, como requisitofinal à obtenção do título de Técnico em Nutrição. Orientador: Prof. Wyllyane Rayana Chaves Carvalho.


São Luís
2011
ANEMIA FERROPRIVA EM GESTANTES

RESUMO
A anemia é uma patologia causada principalmente pela diminuição de concentração de hemoglobina no organismo, vários fatores podem levar a um quadro anêmico e dentre eles a carência de ferro é a mais comum, principalmente emmulheres grávidas. Estima-se que aproximadamente metade das gestantes no mundo tenha anemia por deficiência de ferro, o que pode levar a varias complicações, tanto para a mãe quanto pra a criança. O presente artigo objetivou revisar os conceitos e características da patologia, anemia ferropriva, na fase da gestação.
ABSTRACT
Anemia is a disease caused mainly by a decrease in hemoglobinconcentration in the body, several factors can lead to a picture of them anemic and iron deficiency is the most common, especially in pregnant women. It is estimated that approximately half of women worldwide have iron deficiency anemia, which can lead to many complications for both mother and to the child. This paper reviewed the concepts and features of the disease, iron deficiency anemia during pregnancy.INTRODUÇÃO
O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo. A carência desse nutriente é conhecida como anemia ferropriva que representa, provavelmente, o problema nutricional mais importante da população brasileira, com severas consequências econômicas e sociais. Esseproblema ocorre como resultado de perda sanguínea crônica, perdas urinárias, ingestão e/ou absorção deficiente e aumento do volume sanguíneo como no caso das gestantes (CARVALHO et al., 2006).
Diante da grande atenção dada a anemia por carência de ferro, o trabalho é relevante para se obter explicações maiores acerca do assunto e sua relação com a gestação.
METODOLOGIA
Este estudo é de caráterbibliográfico, elaborado através de informações coletadas a partir de artigos publicados em revistas científicas indexadas, livros e teses de pós-graduação usando as palavras-chaves: Anemia Ferropriva; Gestantes; Carência de Ferro.

FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
ANEMIA
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é definida como a condição na qual a taxa de hemoglobina no sangue está abaixodo normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como Ferro, Zinco, Vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de Ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais.
Para determinar se um paciente é anêmico ou não, nãobasta basear-se apenas nos valores de referência e sim correlacionar esses dados com a historia clínica do indivíduo (GONÇALVES, 2009).

ANEMIA FERROPRIVA
O ferro é um nutriente essencial ao nosso organismo, ele esta associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio aos pulmões para todas as células do corpo. A carência desse nutriente é denominada Anemia Ferropriva ouAnemia por Carência de Ferro.  Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes, mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença, muito embora homens e os idosos também possam ser afetados por ela (FREITAS; SOBRINHO, 2011).
De acordo com WINTROBE (1998), essa carência surge devido ao balanço de ferro delongado ou com necessidade...
tracking img