Anemia ferropeiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Ivanete Pena Saraiva
Márcia Cristiane Reis
Márcia Cristina da Costa
Tathiana de Souza Alvarado
Welinton Alan da Silva Sá

O TABAGISMO DURANTE A GESTAÇÃO

São Paulo
2009
Ivanete Pena Saraiva
Márcia Cristiane Reis
Márcia Cristina da Costa
Tathiana de Souza Alvarado
Welinton Alan da Silva Sá

O TABAGISMO DURANTE A GESTAÇÃOTrabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica da Pesquisa do Curso de Enfermagem da UniFMU para reposição de aula
Prof. Dra. Tereza Yoshiko Kakehashi

São Paulo
2009
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................ 4
2 TABAGISMO ................................................................... 4
3 AS MOTIVAÇÕES PARA FUMAR................................... 5
4 AS CONSEQUÊNCIAS DO TABAGISMO DURANTE
A GESTAÇÃO ................................................................. 5
5 PREVENÇÃO E TRATAMENTO ..................................... 6
6 CONCLUSÕES ............................................................... 7
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................ 8
1 INTRODUÇÃOO tabagismo representa um dos mais graves problemas de saúde pública mundial e brasileira. Cerca de 5 milhões de pessoas morrem por ano e a tendência para o ano de 2020 é de 8,4 milhões. Segundo estimativas da OMS e tratando-se apenas da doença câncer, 30% dos casos poderiam ser evitados através da sua prevenção primária.
O consumo do tabaco durante a gravidez gera consequências dramáticas sobrea criança, pois esta se transforma em fumante passiva/involuntária desde a vida intra-uterina, e sofre importantes danos, colocando em risco sua vida e desenvolvimento.

2 O TABAGISMO

Tabagismo é uma doença crônica devido o consumo de cigarros e/ou outros produtos que contenham tabaco. Por ser causado por uma dependência, o tabagista deve ser tratado como um dependente químico.
A fumaçado cigarro é composta de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes, sendo 60 delas cancerígenas, e o princípio ativo e causador do vício é a nicotina. Dentre os outros compostos estão: alcatrão, óxido e dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono, amônia, benzeno, benzopireno, DDT (agrotóxico), chumbo, cádmio, níquel, arsênio, acetona, formaldeído, acetaldeído, acroleína, propionaldeído,isovaliraldeído, metiletilcetona, butanona, furfural, tolueno , ácido acético e xileno.

3 AS MOTIVAÇÕES PARA FUMAR

Segundo estudo realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, em 2007, o principal fator que estimula a mulher a se tornar tabagista é a publicidade nos meios de comunicação, pois o cigarro sempre esteve associado à imagens de beleza, sucesso,liberdade, poder e inteligência.
Em seguida, a influência de amigos, familiares e curiosidade, pois 90% dos jovens, em geral, começam a fumar antes dos 19 anos e da formação de sua personalidade, devido a necessidade de auto-afirmação. Pode-se somar também, as diversas sensações prazerosas que acalmam, tranquilizam e relaxam o corpo, conforme o relato das 27 mulheres entrevistadas.

4 ASCONSEQUÊNCIAS DO TABAGISMO DURANTE A GESTAÇÃO

Na gestação, a mulher, em geral, se torna mais suscetível à adquirir patologias diversas devido às importantes mudanças internas e externas de seu organismo, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. O tabaco gera outras complicações e problemas, entre eles os placentários, cardiovasculares, respiratórios e câncer; além de interferir seriamente nodesenvolvimento do feto.
Durante o período gestacional, a nicotina atravessa a placenta e é encontrada na veia umbilical e no líquido amniótico, provocando vasoconstrição periférica que altera o fluxo placentário e eleva a frequência cardíaca fetal. A passagem de carboxi-hemoglobina para a circulação fetal diminui a tensão de oxigênio causando a hipoxemia. Além disso, a nicotina pode atingir o...
tracking img