Anemia falciforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 4
2. ANEMIA 5
3. Anemia Falciforme: 6
4. Passos da doença: Transmissão, Traço Falciforme e Herança Genética 7
5. O Diagnostico: 8
6. Quais são os sintomas 9
7. CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA UMA PESSOA COM ANEMIA FALCIFORME: 10
8. Opções de Tratamento 11
9. TEMPO DE VIDA DE UMA PESSOA COM ANEMIA FALCIFORME 12
10. A importância de conhecermos a doença: 13
11.Conclusão: 14
12. Referência Bibliográficas 15










1. INTRODUÇÃO

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificultaa passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.
As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal.















2. ANEMIA

A anemia é alguma alteração da hemoglobina no sangue. Namaioria das vezes, essa diminuição ocorre por falta de ferro no sangue, razão pela qual os órgãos não recebem a quantidade suficiente de oxigênio e não podem desempenhar bem suas funções. A hemoglobina A e o ferro têm uma função muito importante. Se uma pessoa não tem uma alimentação adequada ou tem verminose ou perda de sangue por doença, ela pode ter anemia por falta de ferro, que é tratada comsuplementos de ferro, alimentação adequada, eliminação das verminoses, etc. Mas existem outros tipos de anemias, como a Anemia falciforme.















3. Anemia Falciforme:

A Anemia falciforme é uma doença hemolítica crônica muito grave (O termo hemolítica vem de Hemólise, que significa o rompimento de uma hemáceaque libera a hemoglobina no plasma) e resulta da destruição prematurados eritrócitos frágeis e pouco deformáveis. Ocorre devido a uma mutação no cromossomo 11 que resulta na substituição do ácido glutâmico pela valina na cadeia B da globina, dando origem à hemoglobina S.
A anemia falciforme é uma doença hereditária que afeta os glóbulos vermelhos do sangue. É uma anemia que acontece porque algumas pessoas que não têm a hemoglobina A e, no seu lugar, produzemoutra hemoglobina diferente daquela, chamada hemoglobina S. A hemoglobina S não exerce a função de oxigenar o corpo de forma satisfatória, a hemoglobina dentro dessas células assume formato de foice ou meia-lua ao entregar o oxigênio para os tecidos e se enrijece, enquanto a hemoglobina normal é arredondada e maleável.
Por isso, essas células acabam ficando presas nos vasos sanguíneos, atrapalhandoa circulação e provocando dor.
O baço, um órgão que fica no lado esquerdo do abdome, é responsável por filtrar anormalidades e corpos estranhos do sangue. As hemoglobinas normais passam por esse filtro, mas as defeituosas ficam retidas e voltam a circular pelo corpo.
Com isso, o número de glóbulos vermelhos cai e o organismo fica anêmico.





4. Passos da doença: Transmissão, TraçoFalciforme e Herança Genética

Transmissão da doença.
A anemia falciforme é a doença hereditária mais comum no mundo e no nosso país. Todas as características do nosso corpo são feitas por informações que recebemos dos nossos pais por meio dos genes, que vêm no espermatozóide do pai e no óvulo da mãe.
Os genes determinam, nas pessoas, a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, a altura, etc. Com ahemoglobina não é diferente. Se uma pessoa receber, do pai, um gene com mutação para produzir a hemoglobina S e, da mãe, outro gene com a mesma característica, tal pessoa nascerá com um par de genes com a mutação e, assim, terá anemia falciforme.
Traço Falciforme:
Se uma pessoa receber somente um gene com a mutação, seja do pai ou da mãe, e o outro gene sem a mutação, ela nascerá somente com o...
tracking img