Anemia falciforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

| |
ANEMIA  FALCIFORME
O que é anemia falciforme?
O sangue contém, entre outros elementos, glóbulos vermelhos. A anemia falciforme é uma doença hereditária dos glóbulos vermelhos. Anemia falciforme não é e não pode se transformar em leucemia.
Na anemia falciforme, os glóbulosvermelhos contêm uma hemoglobina diferente, a hemoglobina S, que faz com que eles tomem a forma de uma meia lua ou foice, depois que o oxigênio é libertado.
As células em foice tornam-se rígidas ou endurecidas e tendem a formar grupos que podem fechar os pequenos vasos sangüíneos, dificultando a circulação do sangue. Como há vasos em todas as partes do corpo, a lesão pode ocorrer em qualquer órgão- cérebro, ossos, pulmões, rins e outros.
Qualquer pessoa pode ter anemia falciforme?
Sim. Principalmente se for descendente de pessoas que emigraram de regiões como África, Turquia, Grécia, Itália, Índia, etc. A forma e a qualidade do glóbulo vermelho são determinadas por um gene que é transmitido de pai para filho.
Há muito tempo atrás, deve ter acontecido uma MUTAÇÃO, uma alteração oumudança genética que foi passando de pai para filho. Como no Brasil há muitos descendentes de africanos, gregos, italianos, etc, a anemia falciforme é uma doença muito comum entre nós, e muitas pessoas carregam, na sua herança genética, o fator modificado ou gene para a HEMOGLOBINA S. Essas pessoas não têm a doença anemia falciforme, mas sim o que chamamos de traço falciforme.
Todas as pessoas quecarregam o gene da Hemoglobina S têm anemia falciforme?
Não. Algumas pessoas podem receber um gene para a HEMOGLOBINA S de um dos pais e um gene para a HEMOGLOBINA A, que é a hemoglobina normal, do outro. Quem tem os 2 tipos de hemoglobina é chamado de PORTADOR DA HEMOGLOBINA S ou PORTADOR DO TRAÇO FALCIFORME. Essa pessoa é sadia, saudável e não tem a doença anemia falciforme.
Só tem anemiafalciforme quem tem dois genes da hemoglobina S, ou seja, quem recebeu um gene para a hemoglobina S do pai e um da mãe.
Veja com cuidado para entender:
O pai e a mãe são portadores do traço falciforme (AS) porque ambos têm as duas hemoglobinas, a hemoglobina A e a hemoglobina S.
Gene da hemoglobina S
Gene da hemoglobina A
Quando ambos os pais são portadores do traço falciforme, para cada gestação, aschances são de:
| 1 vez em cada 4 (25%) de ter um bebê com HEMOGLOBINA A ou NORMAL (AA). |
| 1 vez em 4 (25%) de ter um bebê com a Anemia Falciforme (SS), ou seja, que recebeu a hemoglobina S do pai e da mãe. |
| 2 vezes em cada 4 (50%) de ter um bebê portador do traço falciforme (AS), ou seja, que tenha a hemoglobina A e a hemoglobina S. |
O traço falciforme também tem anemia?
Não,quem tem o traço falciforme não tem anemia. Essa pessoa é um “portador sem sintomas”, ou seja, carrega o gene da HEMOGLOBINA S mas não tem sintomas da doença, não precisa de medicamentos e pode levar uma vida normal.
O que a pessoa com anemia falciforme pode ter?
ANEMIA: é uma diminuição dos glóbulos vermelhos - as células que carregam o oxigênio para todo o corpo - e, por isso, a pessoa pode sesentir facilmente cansada e ser pálida;
INFECÇÕES GRAVES: crianças com anemia falciforme têm maior risco de adquirir uma infecção grave como meningite, pneumonia e infecção do sangue;
CRISES DE PARADA DA PRODUÇÃO DE GLÓBULOS VERMELHOS: a medula óssea, que é a fábrica do sangue, pára de produzir os glóbulos vermelhos por um tempo e a pessoa precisa receber transfusão de sangue. Os sintomas são:aumento da palidez da pele e cansaço, respiração rápida, aumento dos batimentos do coração. Se isso acontecer, devemos procurar auxílio médico com urgência;
INCHAÇO DAS MÃOS E DOS PÉS: bebês com anemia falciforme podem ter dor e inchaço das mãos e dos pés, quando os glóbulos vermelhos tomam a forma de meia lua ou de foice e impedem a circulação do sangue. Geralmente, este é um dos primeiros...
tracking img