Anemia falciforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O nosso sangue é formado de células vermelhas chamadas de hemácias. As hemácias são células redondas repletas de um pigmento chamado de hemoglobina, que dá a cor vermelha ao sangue. Essa hemoglobina chama-se A, de adulto. A hemoglobina e o ferro são responsáveis
por levar o oxigênio do pulmão para todo o corpo, para que todos os órgãos funcionem bem. A anemia é a diminuição dahemoglobina no sangue. Na maioria das vezes, essa diminuição ocorre por falta de ferro no sangue, razão pela qual os órgãos não recebem a quantidade suficiente de oxigênio e não podem desempenhar bem suas funções. Se uma pessoa não tem uma alimentação adequada ou tem verminose ou perda de sangue por doença, ela pode ter anemia por falta de ferro.
Mas existe outro tipo de anemia, com nome de anemiafalciforme. É uma anemia que acontece porque algumas pessoas não têm a hemoglobina A e, no seu lugar, produz outra hemoglobina diferente daquela, chamada hemoglobina S. A hemoglobina S não exerce a função
de oxigenar o corpo de forma satisfatória, razão pela qual tais pessoas têm sempre uma anemia que não se corrige nem com alimentação nem com ferro. Nessas pessoas, as hemácias, em vez de redondas,tomam a forma de meia lua ou foice. Essas células afoiçadas têm muita dificuldade
de passar pelas veias, que levam o sangue para os órgãos, ocasionando seu entupimento e muitas dores, principalmente nos ossos.












O que é Anemia Falciforme?
É uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nomefalciforme. Se uma pessoa receber somente um gene com a mutação, seja do pai ou da mãe, e o outro gene sem a mutação, ela nascerá somente com o traço falciforme. O portador de traço falciforme não tem doença e não precisa de tratamento especializado. Ele deve ser bem informado sobre isso e saber que, se tiver filhos com outro portador de traço falciforme, poderá gerar uma criança com anemiafalciforme ou com traço ou sem nada.
Essas células têm sua membrana alterada e rompe-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo, sendo responsáveis pela retirada do oxigênio dos pulmões, transportando-os para os tecidos.

Sintomas:
Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade doprimeiro ano de vida da criança, podendo ser muito variado podem não ter quase nenhum sintoma, necessitando de pouca
transfusão de sangue ou mesmo de nenhuma e, portanto, com excelente qualidade de vida. Mas existem algumas pessoas que, mesmo com acompanhamento médico adequado, têm crises muito graves da doença, com sintomas de dores ósseas, na barriga, infecções de repetição às vezes muitograves, podendo levar à morte.
• Crise de dor: é o sintoma mais freqüente, causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porem atingir qualquer parte do corpo. Geralmente são associadas ao tempo frio, infecções, período pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez ou desidratação.
• Icterícia: é o sinalmais freqüente da doença. O quadro não é contagioso e não deve ser confundido com hepatite. Quando o glóbulo vermelho se rompe, aparece um pigmento amarelo no sangue que se chama bilirrubina, fazendo que o branco dos olhos e a pele fiquem amarelos.
• Síndrome mão-pé: nas crianças pequenas as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sanguíneos das mãos e dos pés, causando inchaço, dor evermelhidão no local.
• Infecções: a pessoa com a doença tem maior propensão a infecções e, principalmente as crianças podem ter mais pneumonias e meningites.
• Úlcera de perna: ocorre mais freqüentemente próximo aos tornozelos, a partir da adolescência.
• Seqüestro de sangue no baço: em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por seqüestrar todo o sangue e isso pode levar...
tracking img