Anelideos e moluscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANELÍDEOS

Encontrados em ambientes terrestres, os anelídeos são vermes de corpo alongado, cilíndrico e dividido em anéis, também chamados de segmentos ou metâmeros.
A metameria (divisão do corpo em metâmeros) apresenta-se tanto externa como internamente, uma vez que cada anel abriga diversos órgãos individualizados, como nervos, estruturas musculares e unidades excretoras.
As minhocas,as sanguessugas e as nereidas são exemplos de anelídeos.

CARACTERISTICAS GERAIS DOS ANELÍDEOS

Os anelídeos possuem simetria bilateral, são triblásticos e celomados. A cavidade celômica possui um liquido que atua como veiculo de transporte de nutrientes, gases e resíduos do metabolismo entre o sistema cardiovascular e as células do organismo.
O corpo dos anelídeos é revestido por um tecidoepitelial simples, que secreta uma cutícula delicada, protegendo o organismo contra a desidratação. A parede do corpo contém uma musculatura bem desenvolvida e capaz de permitir o movimento do animal.
Muito anelídeos são dotados de cerdas quitinosas, estruturas existentes na parede do corpo e que, expandindo-se e retraindo-se, conferem aspecto liso e áspero ao animal. Os movimentos das cerdas,associados á ação muscular e nervosa, participam do mecanismo locomotor.
A maioria dos anelídeos tem respiração cutânea, isto é, as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente são efetuadas através da pele. Alguns representantes aquáticos respiram através de brânquias, filamentos delicados, dotados de vasos sanguíneos que, por difusão, retiram gás oxigênio dissolvidos na água.
Nos anelídeossurge o sistema cardiovascular, ou circulatório. O sangue desloca-se por um sistema fechado de vasos e contém pigmentos respiratórios dissolvidos no plasma.
Os anelídeos possuem sistema digestório completo, com boca e ânus. A excreção é realizada por estruturas denominadas nefrídios, que eliminam as excretas através de poros que se abrem na superfície do corpo.

CLASSIFICAÇÃO DOS ANELÍDEOS* Poliquetas

Animais marinhos, os poliquetas podem viver livremente, enterrados na areia ou no interior de tubos calcários que secretam. Os poliquetas de vida livre são errantes e predadores, com cabeça que exibe órgãos sensoriais representados por olhos e tentáculos. Em cada anel possuem um par de apêndices denominados parapódios, que são associados á locomoção, pois é ai que se inseremnumerosos cerdas. Os poliquetas fixos exibem na cabeça filamentos branquiais que afetam trocas gasosas e se prestam à captura de alimentos; nesses animais, os parapódios são em geral pouco desenvolvidos.
Os poliquetas são dióicos, com fecundação externa e desenvolvimento indireto.

* Oligoquetas

Os oligoquetas são animais terrestres ou dulcícolas, monóicos, com fecundação externa edesenvolvimento direto, sem produção de larvas. As cerdas são curtas e implantadas diretamente em cada segmento do corpo.

* Aquetas

Também chamados de hirudíneos, os aquetas são destituídos de cerdas e representados pelas sanguessugas, vermes terrestres ou aquáticos, monóicos e com desenvolvimento direto.
As sanguessugas fixam-se no hospedeiro por meio de ventosas. Por meio de pequenos dentes,“raspam” a pele da vitima, provocando hemorragia e sugando o sangue liberado. São capazes de ingerir um volume de sangue correspondente a várias vezes o seu próprio peso. A saliva contém uma substância denominada hirudina, com ação anticoagulante.

REPRODUÇÃO DOS ANELÍDEOS

No estudo da reprodução desse grupo, tomaremos por base a minhoca, um animal monóico, com estruturas masculinas e femininasde reprodução.
A minhoca possui uma estrutura denominada clitelo, que participa da reprodução, produzindo um casulo, dentro do qual são eliminados os óvulos maduros. O casulo desliga-se do clitelo e desloca-se para a extremidade anterior da minhoca; ali, recebendo espermatozoides de outra minhoca, ocorre a fecundação dos óvulos. Assim, apesar de hermafrodita, a minhoca realiza fecundação...
tracking img