Anelideos e artropodes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício de anelídeos e artrópodes
1-Segundo o Eng. Agrônomo Vitor Del Mazo, “ o húmus produzido pelas minhocas pode ser utilizado em propriedades agrícola de qualquer porte e para absolutamentetodos os tipos de culturas. Com a vantagem de permitir o aproveitamento de restos culturais , podas, jornais velhos, esterco e assim por diante”. Comente sobre o processo de humificação realizada pelasminhocas, descrevendo de que forma ele acontece.
O húmus, camada fértil do solo, produzido pelas minhocas afetam o bom desenvolvimento das plantas. Fornece nutrientes as plantas, melhora agerminação, respiração, o crescimento e absorção das raízes. E acontece da seguinte forma: as minhocas decompõem resíduos, dejetos de animais e lixo urbano (orgânico). Elas digerem estas substâncias que sãoexcretas sobre forma de húmus.
2-Comente sobre as similaridades existentes entre os anelídeos e artrópodes, quesugerem que estes apresentam um ancestral comum.
Existem semelhanças entre esses dois grupos de animais, como a segmentação, a qual os artrópodes, além dos anelídeos, são os únicos invertebradossegmentados, diferindo deles por não apresentarem septos intersegmentares internamente. Também não há repetição dos órgãos internos como nos anelídeos. Além da segmentação, há presença de uma epidermesecretora de quintina, a estrutura dos sistemas nervoso e digestivo, etc. Em função dessas semelhanças é provável que tenha havido relação evolutiva entre os ancestrais dos artrópodes e dos anelídeos.3-Descreva o processo de ecdise realizado pelos artrópodes, citando vantagens e desvantagens do mesmo.
A ecdise é o nome do processo de crescimento dos artrópodes. O mecanismo é ditado pela atuação dedois hormônios o ecdisônio, que tem papel de estimular as células epiteliais a darem início ao processo de ecdise; e o hormônio inibidor de mudar (MIH), que age ao contrário ao ecdisônio. Todo o...
tracking img