Andy worhol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Self-Portrait, 1986, Solomon R. Guggenheim Museum
Warhol morreu há 15 anos
Andy e o seu mundo sempre sempre Pop
Marta Fernandes
“A morte consegue realmente tornar-nos parecidos com as estrelas”, disse o mais incontornável artista da segunda metade do século XX. E, efectivamente, se já em vida foi uma lenda, a sua morte prolongou em muito os seus tão apregoados 15 minutos de fama. Andy Warholfoi — é— o mais pop de todos os artistas. Há quem lhe chame mesmo o Papa ou o Marx da Pop. Duas imagens tão contraditórias só podem co-existir num mundo “warholianamente” pop.

As serigrafias de cores gritantes de estrelas americanas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Jackie Kennedy ou Elvis Presley e as que figuram objectos de grande consumo como as garrafas de Coca-Cola, frascos de “ketchup”Heinz, latas de sopa Campbell ou caixas de detergente Brillo tornaram-se ícones da segunda metade do século XX e povoam ainda hoje o imaginário colectivo. O responsável por esse fenómeno é Andy Warhol, um dos rostos da Pop Art, que mais do que um movimento artístico encarna toda uma revolução social e cultural. Warhol personifica, talvez mais do que ninguém, uma ligação entre a arte e a vida, entrea arte e a sociedade mediatizada, capitalista e industrial das grandes metrópoles.

Foi também Warhol que disse que, no futuro, toda a gente teria direito a 15 minutos de fama. Mas para o artista pop, que ao contrário de muitos alcançou a fama, o reconhecimento e o estrelato ainda em vida, os 15 minutos duraram toda uma carreira e prolongaram-se nestes 15 anos após a sua morte.

Aconstrução do mito warholiano

Andy não foi, contudo, inocente na construção do seu mito. Mais do que qualquer ícone que ele representou nas telas, o próprio Warhol simboliza na perfeição esse “american way of life”, a realização do sonho americano.

Andrew Warhola nasceu em Pittsburg, filho de pais que emigraram da Checoslováquia para os Estados Unidos. A lenda inicia-se logo no nascimento do artistapop, desconhecendo-se a data exacta em que nasceu. O próprio afirmou várias vezes que a data habitualmente indicada — 6 de Junho de 1928 — era falsa.

Warhol terá então nascido entre 1928 e 1931. O pai morre, após doença prolongada, é Warhol ainda adolescente. Anos mais tarde, depois de efectuar uma viagem às minas de Pittsburg, Warhol terá dito que o pai morreu numa mina. Depois da morte de pai,Andy é obrigado a começar a trabalhar, ajudando a vender fruta e decorar montras. É nos grandes armazéns, onde trabalha durante as férias, que tem o primeiro contacto com o mundo do consumo e da publicidade.

Vindo de uma família de imigrantes, Warhol reunia todas as características para desenvolver um sentimento profundo do sonho americano. Depois de estudar desenho gráfico no CarnegieInstitute of Technology de Pittsburgh, muda-se, em 1949, para Nova Iorque, para um bairro onde vivem os marginais do mundo literário e musical da cidade. É aí que assume o nome e a personalidade de Andy Warhol. Sobre a sua ida para a “Big Apple”, Warhol contava que um amigo o enfiou num saco de compras — que melhor símbolo que este para descrever o conjunto da arte de Warhol? — e o levou para Nova Iorque.Foi como ilustrador, decorador de montras e criador de anúncios publicitários que começou a sua carreira do artista pop. Nos anos 50 nos Estados Unidos, o movimento artístico dominante era o expressionismo abstracto, do qual Jackson Pollock era um dos “ex-libris”. A atitude destes artistas — que valorizavam a liberdade, a individualidade e a improvisação criativa e que inovaram a própriamaneira de pintar — era diametralmente oposta à de Warhol, empírico, ligado à apropriação da realidade e à expressão do consumismo.

Durante essa década, Andy destaca-se sobretudo pelos seus trabalhos para a publicidade, pelos quais recebe várias distinções. No entanto, ainda não é reconhecido como artista. Mas os anos 60 serão extremamente profícuos. É durante esta década que Warhol cria uma...
tracking img