Andy worhol

1707 palavras 7 páginas
Self-Portrait, 1986, Solomon R. Guggenheim Museum
Warhol morreu há 15 anos
Andy e o seu mundo sempre sempre Pop
Marta Fernandes
“A morte consegue realmente tornar-nos parecidos com as estrelas”, disse o mais incontornável artista da segunda metade do século XX. E, efectivamente, se já em vida foi uma lenda, a sua morte prolongou em muito os seus tão apregoados 15 minutos de fama. Andy Warhol foi — é— o mais pop de todos os artistas. Há quem lhe chame mesmo o Papa ou o Marx da Pop. Duas imagens tão contraditórias só podem co-existir num mundo “warholianamente” pop.

As serigrafias de cores gritantes de estrelas americanas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Jackie Kennedy ou Elvis Presley e as que figuram objectos de grande consumo como as garrafas de Coca-Cola, frascos de “ketchup” Heinz, latas de sopa Campbell ou caixas de detergente Brillo tornaram-se ícones da segunda metade do século XX e povoam ainda hoje o imaginário colectivo. O responsável por esse fenómeno é Andy Warhol, um dos rostos da Pop Art, que mais do que um movimento artístico encarna toda uma revolução social e cultural. Warhol personifica, talvez mais do que ninguém, uma ligação entre a arte e a vida, entre a arte e a sociedade mediatizada, capitalista e industrial das grandes metrópoles.

Foi também Warhol que disse que, no futuro, toda a gente teria direito a 15 minutos de fama. Mas para o artista pop, que ao contrário de muitos alcançou a fama, o reconhecimento e o estrelato ainda em vida, os 15 minutos duraram toda uma carreira e prolongaram-se nestes 15 anos após a sua morte.

A construção do mito warholiano

Andy não foi, contudo, inocente na construção do seu mito. Mais do que qualquer ícone que ele representou nas telas, o próprio Warhol simboliza na perfeição esse “american way of life”, a realização do sonho americano.

Andrew Warhola nasceu em Pittsburg, filho de pais que emigraram da Checoslováquia para os Estados Unidos. A lenda inicia-se logo no nascimento do artista

Relacionados

  • Arte contemporânea
    2227 palavras | 9 páginas