Andropausa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA:


Fatores psicológicos associados ao Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino na opinião de profissionais de saúde na cidade de Criciúma-SC.




2. JUSTIFICATIVA


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando de forma progressiva, podendo atingir o patamar de 81,2anos em 2050. Hoje, no Brasil, mais de 22 milhões de homens estão acima dos 40 anos de idade e este número pode chegar a 47 milhões em 2030. No entanto, viver mais não significa, necessariamente, viver com qualidade, e a saúde da população masculina, tem sido prioridade na agenda de políticas de saúde do governo.
Dessa forma, alguns aspectos da saúde masculina começam a ganhar maisespaço entre especialistas, sociedades médicas e lideranças públicas, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem. Esse é o caso da andropausa, termo popular para o hipogonadismo do homem maduro ou Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), que segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, atinge cerca de 9% da população masculina acima dos 40 anos e 33% com mais de 60anos.
Cansaço, distúrbios do sono, mudanças de humor, perda da força muscular e diminuição da libido são alguns dos sintomas do DAEM que se caracteriza pela redução das taxas de testosterona no organismo masculino a níveis abaixo de 200 mg/dL. Ao contrário das mulheres, a produção dos hormônios sexuais não é interrompida completamente e de forma abrupta no homem, mas ocorre uma quedagradativa dos níveis de testosterona no organismo. Estudos mostram que os homens com baixos níveis hormonais têm mais chance de desenvolver osteoporose, problemas cardiovasculares, síndrome metabólica, disfunção erétil e outras doenças. O DAEM também pode levar a problemas emocionais e psicológicos associados, como a apatia e depressão, perda do interesse sexual e agressividade, o que tende a afetarsignificativamente a qualidade de vida dos homens.
Dessa forma, dentre os objetivos desta pesquisa estão a revisão teórica acerca do DAEM e a opinião de profissionais de saúde no município de Criciúma-SC sobre fatores psicológicos associados ao quadro clínico da doença, identificando assim, possíveis demandas do campo da psicologia.
Acreditamos que este trabalho, realizado nocontexto da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento III, do curso de Psicologia da UNESC, possa contribuir para a formação de profissionais psicólogos preparados para esclarecer, encaminhar e oferecer o apoio adequado á homens acometidos pelo distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino.


3. OBJETIVOS:


3.1 OBJETIVO GERAL


Compreender a importância da atuação dosprofissionais de psicologia no tratamento do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


a) Conhecer através de revisão de literatura a etiologia e o processo fisiopatológico da doença;
b) Verificar, junto á profissionais de saúde do município de Criciúma-SC, os fatores psicológicos associados ao DAEM e as possíveis demandas do campo da psicologia;
c) Contribuirpor meio dos resultados obtidos, na formação de profissionais de psicologia que possam atuar por uma melhoria da qualidade de vida para esta população.




4. METODOLOGIA


Para cumprir com o objetivo específico “a” acima listado, realizar-se-á pesquisa do tipo teórica, qualitativa, com emprego de material bibliográfico da literatura especializada.
Em relação ao objetivo“b” serão realizadas entrevistas semi-estruturadas (anexo 1) com três médicos especialistas das áreas de urologia, gerontologia e endocrinologia . Para a seleção dos entrevistados será realizado um contato com o sindicato da categoria no município e solicitada a indicação de dez profissionais de cada especialidade. Um profissional de cada especialidade será selecionado aleatoriamente pelas...
tracking img