Android

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O mundo está em constante avanço em todos os setores, mas o que mais chama atenção é a questão da tecnologia que não para de evoluir. Quem não tem um celular no bolso hoje em dia? Quando citamos “celular” podemos até ser julgados como “ultrapassados” pelo fato de novas tecnologias já terem sido implantadas, como por exemplo, os tabletes. Porém, independente destas novasferramentas, os celulares estão sempre em atualização de seus sistemas para não tornarem-se obsoletos. A procura por novas opções de dispositivos móveis é superior ao que estávamos restritos alguns anos atrás.
A Google não poderia ficar de fora de toda esse avanço, criou uma plataforma voltada para dispositivos móveis. Com esta evolução contínua, temos muito mais recursos, o smartphone(“Telefone Inteligente”), por exemplo, não é apenas um telefone (com as funções restritas: ligar, desligar, agenda, calculadora, etc), possui recursos de um computador de mão (acessar internet, editar documentos, tirar fotos, ouvir música, assistir vídeos, jogar, entre outras funcionalidades).


2. A Plataforma Android

2.1 O que é o Android

Android é um sistema operacional baseado nonúcleo Linux para dispositivos móveis, como o próprio Google Nexus One, Nexus S, Galaxy Nexus, agora com Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10, bem como por outros fabricantes de celulares como a HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG, entre outros. É desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.
A Open Handset Alliance é uma associação comercial composta por inúmerasempresas de tecnologia e telefonia celular, incluindo Google, HTC, Intel, Motorola, Qualcomm, Texas Instruments, Samsung, LG, T-Mobile, Nvidia e Wind River Systems, responsáveis por criar padrões abertos para os dispositivos móveis de todas as marcas participantes).


2.2 Histórico
Em julho de 2005 Google comprou a Android Inc. Empresa que produzia um sistema para celulares. Em novembrode 2007 é criada a Open Handset Alliance formada por 65 empresas de hardware e software. Em 2008 o Android é anunciado (um sistema operacional para dispositivos móveis). Em 21 de Outubro de 2008 foi que o Android se tornou Open Source. Em 22 de Outubro de 2008 foi lançado o primeiro aparelho celular com Android, o HTC G1, sendo vendido por $179,99. Em 22 de outubro de 2008 o Android Market (atualGoogle Play) é apresentado aos usuários finais, tendo disponíveis aplicativos grátis e pagos. Em março de 2009 o Android Market tinha cerca de 2 mil apps. Em março de 2010 já havia cerca de 40 mil apps no Android Market. E em 1º de Maio de 2011, cerca de 295 mil apps no Android Market.
Essa plataforma é mantida pela OHA (Open Handset Alliance), um grupo formado por mais de 30 empresasas quais se uniram para inovar e acelerar o desenvolvimento de aplicações, serviços, trazendo aos consumidores uma experiência mais rica em termos de recursos, menos dispendiosa em termos financeiros para o mercado móvel. Pode-se dizer que a plataforma Android é a primeira plataforma móvel completa, aberta e livre.
Essa plataforme ainda dispõe de aplicações Google,como pesquisa Google, oogle Maps,Google Earth, G-mail, Google Docs e outros.



2.3 Principais Características
Esta plataforma pertence ao Google, é gratuita, pois seu código é aberto, não está preso a um Hardware específico, possui uma grande quantidade de aplicativos disponíveis, tanto pagos como gratuitos dos quais são desenvolvidos em JAVA, o número de adeptos a esse sistema cresce dia a dia, pois é um produtoinovador, com alguns recursos não tão conhecidos pelos consumidores.







3. Arquitetura

A arquitetura do Sistema Operacional Android é dividida em camadas, onde cada parte é responsável por gerenciar os seus respectivos processos. (Lecheta, 2009). Muitas características presentes no Android, tais como gráficos 3D e suporte a banco de dados nativo, também estão disponíveis em...
tracking img